Feira de Santana: 4ª edição do ‘Dia B’ reforça a importância do Dia Mundial do Brincar

Um dos pontos abordados pela Divisão de Educação Infantil foi a importância do brincar para todas as idades.
Um dos pontos abordados pela Divisão de Educação Infantil foi a importância do brincar para todas as idades.
Um dos pontos abordados pela Divisão de Educação Infantil foi a importância do brincar para todas as idades.
Um dos pontos abordados pela Divisão de Educação Infantil foi a importância do brincar para todas as idades.

O direito ao brincar é garantido por lei a todas as crianças. E justamente para reforçar a importância da inclusão no Dia Mundial do Brincar, celebrado esta terça-feira (28/05/2019), a Secretaria Municipal de Educação abordou o tema “O brincar que abraça a diferença” na quarta edição do Dia B em Feira de Santana. A iniciativa envolveu crianças, adolescentes, professores e outros profissionais de escolas públicas municipais e instituições privadas.

De acordo com o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: […]brincar, praticar esportes e divertir-se”. Na Escola Municipal João Paulo II, da Associação Nacional de Instrução, do Bairro Queimadinha, o objetivo do Dia B foi incentivar entre as crianças brincadeiras inclusivas, como o “futebol às cegas”.

As crianças foram vendadas para simular a experiência vivida pelas pessoas com deficiência visual; uma bola com guizo – que sinaliza através do som seu deslocamento – permitiu aos alunos o exercício no “futebol às cegas”.

“Já tivemos alunos deficientes visuais na escola e achamos importante mostrar a todos como funciona uma proposta de educação inclusiva. Desta forma, eles vivenciam o que o outro sente. Sempre promovemos brincadeiras sem separação de grupos e os alunos se incluem muito bem”, destaca a diretora da escola, a professora Ana Célia Dantas Tanure.

“A gente tem que prestar muita atenção, usar a audição ao máximo e ficar atento para encontrarmos a bola, acabamos usando mais os outros sentidos quando não podemos usar a visão”, relata Kaue Walace Dias Albuquerque, de 10 anos. “Foi o meu primeiro Dia B e achei muito bom”.

A inclusão dos pais e responsáveis

Um dos pontos abordados pela Divisão de Educação Infantil foi a importância do brincar para todas as idades. Pensando nisso, a Creche Escola Municipal Professora Dalva Suzart Gomes, do bairro Papagaio, promoveu um Dia B com a presença de pais e responsáveis. Desde o dia 20 de maio, a unidade de ensino propõe atividades com a participação das crianças e adultos da comunidade.

“O brincar é essencial na vida das pessoas. Quando reunimos os pais, responsáveis e os alunos, reforçamos laços afetivos entre eles e incentivamos para que esses adultos não esqueçam da importância da diversão na vida das suas crianças”, defende a diretora da creche, a professora Marina Guimarães dos Santos.

As crianças ficaram satisfeitas com a participação. “Na semana passada, meu pai esteve aqui e brincou de peteca comigo, eu achei muito legal poder brincar com meus coleguinhas e com ele”, conta José Miguel Marques Vieira, de quatro anos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.