Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia passa a integrar projetos de arte e cultura

Estudantes do Colégio Noêmia Rego VII durante Mostra de Dança na ALBA.
Estudantes do Colégio Noêmia Rego VII durante Mostra de Dança na ALBA.
Estudantes do Colégio Noêmia Rego VII durante Mostra de Dança na ALBA.
Estudantes do Colégio Noêmia Rego VII durante Mostra de Dança na ALBA.

A Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) apresenta uma grade novidade para o ano letivo de 2019. Além da iniciação científica, a FECIBA, que é desenvolvida no âmbito do projeto Ciência na Escola, passa a incluir os projetos estruturantes e intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado. Nesta perspectiva, a FECIBA inova ainda mais os currículos escolares na sua 8ª edição, possibilitando a criatividade, a autonomia e o protagonismo estudantil com as artes, a cultura e o esporte.

Os projetos que foram agregados à feira são: Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); Tempos de Arte Literária (TAL); Educação Patrimonial e Artística (EPA); Dança Estudantil (DANCE); Encontro Coral (ENCANTE); Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e Festival de Teatro Estudantil (FESTE), além dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP); dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC); do projeto Escolas Culturais e da Educação Ambiental e Saúde.

Todos os projetos a serem submetidos à FECIBA deverão estar enquadrados nas seguintes áreas: Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida; Energia e Sustentabilidade e Júnior Menor.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa, falou sobre esta nova estrutura. “O objetivo é garantir que a Ciência seja interpretada nas diversas linguagens e acolha os diversos talentos. Com previsão para acontecer em novembro, como culminância das pesquisas realizadas durante todo o ano letivo, a FECIBA será um grande palco para a exposição de projetos de pesquisa de estudantes baianos, que trazem situações problemas, oriundas dos locais onde estão inseridos, para a sala de aula, onde soluções são encontradas, tendo como base os conteúdos curriculares”.

Adesão

Antes da FECIBA, serão realizadas as feiras escolares, no período de 1º de agosto a 30 de setembro. As feiras escolares são compostas pela exposição e mostra de trabalhos realizados por estudantes sob a orientação de um professor. Os trabalhos selecionados nas feiras escolares deverão ser submetidos à 8ª FECIBA, no período de 1º a 20 de outubro. Porém, para participar das feiras escolares, gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual precisam fazer a adesão ao projeto até o dia 31 de maio, mediante preenchimento de formulário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). No Portal, também já estão disponíveis a chamada pública e o edital com todas as diretrizes para a participação dos estudantes e professores na 8ª FECIBA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109950 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]