Conflito no Oriente Médio: Míssil atinge área na capital do Iraque, mas não há vítimas

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA), estimula escalada do conflito no Oriente Médio.Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA), estimula escalada do conflito no Oriente Médio.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA), estimula escalada do conflito no Oriente Médio.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (EUA), estimula escalada do conflito no Oriente Médio.

Um míssil foi disparado contra a fortificada Zona Verde da capital iraquiana Bagdá, que abriga prédios do governo e embaixadas estrangeiras, mas não causou vítimas, disseram militares iraquianos neste domingo.

Uma explosão foi ouvida no centro de Bagdá na noite de domingo (19/05/2019), disseram testemunhas e duas fontes diplomáticas de Bagdá também afirmaram ter ouvido o estrondo.

“Um míssil Katyusha caiu no meio da Zona Verde sem causar perdas, detalhes a serem revelados depois”, disseram os militares em um breve comunicado.

O lançador múltiplo Katyusha é um tipo barato de míssil de artilharia que pode atirar explosivos a um alvo mais rápido que a artilharia convencional, mas é menos preciso.

A polícia estava ordenando que as patrulhas corressem para a rodovia Mohammed al-Qasim, no leste de Bagdá, em busca de veículos suspeitos que possam estar transportando lançadores de mísseis.

Os policiais receberam uma denúncia de que o projétil havia sido disparado de dentro de um caminhão, disse à Reuters uma fonte da corporação.

A polícia procurava por suspeitos e pelo lançador de míssil no distrito leste de Nova Bagdá.

A embaixada em Bagdá e o consulado dos EUA na capital regional curda iraquiana, Erbil, retiraram a equipe não emergencial nesta semana.

O governo do presidente norte-americano, Donald Trump, disse que enviou forças adicionais à região para combater o que chamou de ameaças credíveis do Irã contra os interesses dos EUA, inclusive das milícias que apoia no Iraque.

O Irã e os Estados Unidos disseram que não querem a guerra, já que as tensões entre ambos aumentam.

*Reportagem de John Davison, Ahmed Aboulenein, Ahmed Rasheed e Ahmed Aboulenein, da Agência Reuters.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]