Com apoio da Votorantim Energia, programa incentiva a participação de jovens em ações de transformação social no Recôncavo Baiano

Programa está se consolidando como uma importante ferramenta de apoio à gestão pública educacional na região.
Programa está se consolidando como uma importante ferramenta de apoio à gestão pública educacional na região.
Programa está se consolidando como uma importante ferramenta de apoio à gestão pública educacional na região.
Programa está se consolidando como uma importante ferramenta de apoio à gestão pública educacional na região.

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) concluiu as atividades do primeiro ciclo no Polo Bahia, que abrange os municípios de Maragojipe, Cachoeira, São Félix e Governador Mangabeira. Na primeira etapa, houve avaliação dos resultados obtidos em 2018 e a construção de um plano de ação para o ano, focado no acompanhamento das aprendizagens.

Com grande envolvimento dos secretários municipais de educação, o programa está se consolidando como uma importante ferramenta de apoio à gestão pública educacional na região.

Entre as ações concluídas nos primeiros meses de 2019 está a criação de um grupo de jovens mobilizadores. O intuito é fortalecer a presença da juventude e incentivar que eles idealizem ações de transformação social na escola.

“É muito gratificante ouvir que os jovens estão preocupados com as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e estão motivados em realizar ações de conscientização em prol da educação”, disse o analista de Sustentabilidade da UHE Pedra do Cavalo, Guilherme Moro.

Em Cachoeira, por exemplo, o grupo, formado principalmente por garotas, decidiu que o foco principal da ação será em relação ao bullying, utilizando cartazes, paródia e dança. Segundo elas, o tema é sensível, pouco discutido na escola, e por isso foi escolhido como prioritário pelas jovens envolvidas na atividade.

O Programa

Inspirado na mensagem “Estar presente faz a diferença”, o PVE tem como estratégia a atuação nas frentes de gestão e mobilização social. A primeira delas prevê ações de formação e apoio à gestão pública e tem como foco o desenvolvimento de competências para favorecer a atuação eficiente de gestores educacionais e escolares, enquanto a outra busca mobilizar diferentes atores da sociedade para criação e fortalecimento de redes em prol da qualidade da educação.

Em 2018, o PVE esteve presente em 104 cidades de 17 estados brasileiros, que impactaram 360 mil alunos de 1.130 escolas e mobilizaram 162 mil pessoas.  As atividades envolveram 773 técnicos de Secretarias de Educação e capacitação de 2.131 diretores e coordenadores pedagógicos.

Sobre a Votorantim Energia

A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há 100 anos. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas da Votorantim em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112651 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]