Abertas as inscrições para o 14º Congresso de Jornalismo Investigativo

Cartaz do 14º Congresso de Jornalismo Investigativo.
Cartaz do 14º Congresso de Jornalismo Investigativo.
Cartaz do 14º Congresso de Jornalismo Investigativo.
Cartaz do 14º Congresso de Jornalismo Investigativo.

Estão abertas as inscrições para o maior encontro de Jornalismo da América Latina. O 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) acontece de 27 a 29 de junho de 2019 no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Grupos de 6 ou mais pessoas têm desconto especial de 17% no valor das inscrições. Para fazer inscrição de grupos, monte o seu e entre em contato pelo email [email protected]

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu mais de 800 pessoas em 2018. Daniel Bramatti, presidente da Abraji, destaca a importância do Congresso evento para a reflexão sobre o jornalismo. “Neste ano teremos oportunidade de debater o contexto internacional em que governos autoritários fomentam o ódio à imprensa ao mesmo tempo em que corroem outras salvaguardas da democracia”, comenta. “Também vamos discutir o turbulento cenário de transição para os meios digitais e os caminhos para dar sustentabilidade econômica aos veículos tradicionais e aos novatos.”

Este ano estão confirmadas as participações de ao menos dez convidados internacionais: Adam B. Ellick, produtor executivo do New York Times da série de vídeos “Operation Infektion”, sobre desinformação; Ken Bensinger, repórter do time de investigações do BuzzFeed News nos EUA; Mago Torres, professora de jornalismo na Universidad Iberoamericana que colaborou no Panama Papers; Gabriel Dance, editor-adjunto de investigações do New York Times; Diego Salazar, colaborador do New York Times em espanhol; Moez Chakchouk, diretor-adjunto geral de comunicações e informação da UNESCO; Emilia Diaz-Struck,coordenadora para América Latina do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês); Marzena Suchan, editora-chefe do Onet, o maior jornal digital da Polônia; Luz Mely Reyes, diretora e co-fundadora da agência de notícias Efecto Cocuyo, cobre política na Venezuela há mais de 25 anos; e Rachel Glickhouse, gerente do projeto Documenting Hate (Documentando o Ódio), da ProPublica.

O jornalismo investigativo e independente na América Latina também será destaque com dois painéis reunindo profissionais de Uruguai, Argentina, Peru, Nicarágua, Venezuela, Colômbia e Guatemala.

Entre as atrações nacionais, haverá palestras com Cris Bartis e Juliana Wallauer, apresentadoras do podcast Mamilos; Pedro Bial, apresentador do talk-show Conversa com Bial que revelou as denúncias contra João de Deus; Lola Ferreira, repórter na Gênero e Número; Ivan Mizanzuk, produtor dos podcast AntiCast e Projeto Humanos, dedicado ao formato narrativo; e outros jornalistas e profissionais de áreas como tecnologia, política e direitos humanos. Mais nomes estão em processo de confirmação.

Homenagem especial

A jornalista Miriam Leitão, de 66 anos e com 47 anos de carreira, será homenageada por sua contribuição ao jornalismo. A jornalista se junta a outros grandes nomes do jornalismo brasileiro que receberam a homenagem em edições anteriores, como José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti e Lúcio Flávio Pinto, Rosental Calmon Alves, Zuenir Ventura, Janio de Freitas, Tim Lopes, Marcos Sá Correa, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Santiago Andrade, Dorrit Harazim, Elvira Lobato e Carlos Wagner.

Confira a programação completa do Congresso Abraji 2019

Os painéis acontecem paralelamente, o que significa que haverá atividades em mais de uma sala ao mesmo tempo. No ato da inscrição, o participante deve escolher a quais painéis prefere assistir. Dessa maneira, fica garantida a entrada nas palestras de todos os que se inscreverem antes da lotação máxima. Todo participante recebe uma senha, e pode fazer alterações na grade pelo site do Congresso.

Agenda

O que? 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Quando: 27 a 29 de junho de 2019

Endereço: Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP

Inscrições: congresso.abraji.org.br

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]