5º Câmara Cível do TJBA aprova Moção de Aplausos em homenagem ao vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1° Distrito Naval

Vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1° Distrito Naval, é homenageado pela 5º Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia.Vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1° Distrito Naval, é homenageado pela 5º Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia.
Vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1° Distrito Naval, é homenageado pela 5º Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia.

Vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1° Distrito Naval, é homenageado pela 5º Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia.

Os desembargadores integrantes da 5º Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aprovaram nesta terça-feira (23/04/2019) ‘Moção de Aplausos’, apresentada pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva, dirigida ao vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1° Distrito Naval (1º DN), no Rio de Janeiro.

Confira a Moção de Aplausos

Aos vinte e três dias mês de abril do ano de dois mil e dezenove, às treze horas e trinta minutos, reuniram-se, na Sala das Sessões n° 03, os membros efetivos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, integrantes da Quinta Câmara Cível, composta pelos Excelentíssimos Senhores Desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, Márcia Borges Faria, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, ‘lona Márcia Reis, Carmem Lúcia Santos Pinheiro, Baltazar Miranda Saraiva, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro. Presente o Excelentíssimo Senhor Procurador de Justiça, Doutor Marco Antonio Chaves da Silva, integrante do Ministério Público do Estado da Bahia.

Iniciada a sessão de julgamento, o Excelentíssimo Senhor Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, no uso institucional da palavra, apresentou MOÇÃO DE APLAUSOS, dirigida ao Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha – Comandante do 1° Distrito Naval:

Depois de dirigir o Centro de Comunicação Social da Marinha durante boa parte da gestão Almirante de Esquadra Leal Ferreira, e tendo sido promovido a oficial-general de três estrelas, foi escolhido para chefiar o Gabinete do comandante da Marinha, e acabou mantido no cargo durante o início da gestão do Almirante de Esquadra ligues Barbosa Júnior.

No dia 24 de abril próximo ele assumirá o Comando do 1° Distrito Naval em substituição ao Vice-Almirante Cunha de Menezes.

O almirante Rocha, como é conhecido pelos amigos de farda, recebeu diversas condecorações em sua brilhante carreira. Foi homenageado com a Ordem do Mérito da Defesa (Grau Oficial), Ordem do Mérito Naval (Grau Oficial) e Ordem do Mérito Militar, também no mesmo grau.

Rocha também recebeu outras condecorações, entre as quais a Medalha do Pacificador. Hábil, inteligente e apto para o comando, Rocha sabe que ser comandante é ir além de suas capacidades profissionais.

Segundo um especialista em análise de comando, para ocupar essa posição exige-se proficiência técnica, experiência e conhecimento dos mares e dos navios, além de outros atributos que não estão nos manuais da Marinha, nos regulamentos e muito menos em normas dos órgãos institucionais. Rocha é um cearense que nasceu para o mar, um gentleman no trato social, sempre se destacando pela competência e pela lhaneza de conduta. TJBA — DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO — N°2.366 – Disponibilização: sexta-feira, 26 de abril de 2019         Cad. 1/ Página 665

Sala das Sessões da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, em 23 de abril de 2019.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva Proponente.

Submetida à apreciação dos membros da Quinta Câmara Cível, a proposta foi provada, à unanimidade, determinando-se ciência ao homenageado, ao Ministério da Defesa e ao Comandante da Marinha do Brasil. Determino, ainda, sua publicação no Diário da Justiça Eletrônico, para conhecimento de toda comunidade jurídica.

Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro. presidente da Quinta Câmara Cível do TJBA

Cidade do Salvador, 24 de abril de 2019

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).