PT da Bahia realiza ciclo de debates sobre combate ao racismo

Primeiro encontro ocorre no dia 04 de abril de 2019, às 18:30 horas, no bairro dos Barris, em Salvador.
Primeiro encontro ocorre no dia 04 de abril de 2019, às 18:30 horas, no bairro dos Barris, em Salvador.

A Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT da Bahia inicia um ciclo de debates sobre o o preconceito racial e resistência. O primeiro encontro, classificado como “A Esquerda Brasileira e a Questão Racial”, será realizado no dia 04 de abril de 2019, quinta-feira, às 18:30 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae-BA), na Rua General Labati, 65, próximo à Biblioteca Central dos Barris.

O encontro terá a presença do deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA), do presidente estadual do PSOL, Fábio Nogueira, e do vereador e presidente do PSB em Salvador, Silvio Humberto.

Entre os temas centrais do encontro está raça, classe e poder nos partidos políticos; feminismo negro, a esquerda no Brasil e o desastroso pacote de segurança pública, proposto por Sérgio Moro e o impacto na população negra.

Além deste encontro do dia 04 de abril, a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT da Bahia realizará outros encontros e discussões sobre o tema, mas ainda sem datas confirmadas.

“O ciclo de debates tem o objetivo de contribuir no aprofundamento do debate com a esquerda brasileira no combate ao racismo”, afirma Raimundo Nascimento, secretário estadual de Combate ao Racismo do PT.

Ele ainda acrescenta. “É também um questionamento sobre como a esquerda, principalmente a esquerda não-negra, trata das temáticas e implementação das políticas sem a centralidade da questão racial.”

O secretário questiona ainda a ausência de negros no governo de Jair Bolsonaro (PSL) e das políticas pelo fim das cotas presente nos partidos conservadores. Ele finaliza. “O ambiente de ódio e violência criado por esse governo tem reverberado em diversas partes do país e acentuado o racismo, a xenofobia, o machismo em função do ambiente construído a partir do ideal do governo Bolsonaro”.

Cartaz anuncia seminário com tema 'Todo racismo é uma forma de violência'.
Cartaz anuncia seminário com tema ‘Todo racismo é uma forma de violência’.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]