Prefeitura de feira de Santana celebra dez anos de implantação do NASF

Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica os 10 anos de implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica os 10 anos de implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.
Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica os 10 anos de implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica os 10 anos de implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

A Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica, comemorou, na segunda-feira (01/04/2019), os 10 anos de implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). No auditório Dr. João Batista Cerqueira, profissionais relembraram a evolução do trabalho e a promoção na qualidade de vida dos usuários do serviço.

Só em 2018, as 21 equipes dos NASF realizaram 35.125 atendimentos individuais, 8.674 coletivos e 2.352 domiciliares. Cada grupo tem em sua composição nutricionista, psicólogo, educador físico, assistente social, fisioterapeuta e farmacêutico.

Para a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o serviço tem cumprido o seu papel e a gestão busca disponibilizar o melhor para a efetivação das ações desenvolvidas pelo grupo. “Que possam vir mais e mais 10 anos, com ofertas e ações brilhantes para a comunidade”, ressalta.

Entre as atividades promovidas pelo NASF, estão grupos de práticas corporais e terapêuticos, promoção no cuidado integral e reabilitação da saúde dos usuários. Mais atividades lúdicas, viagens e passeios com a criação de um vínculo forte entre profissionais e comunidade são promovidos pelo serviço.

A população segue acompanhada pelas equipes nas Unidades de Saúde da Família e também na Academia da Saúde, no Parque Erivaldo Cerqueira, nas Baraúnas.

De acordo com a enfermeira referência, Jamiley Dias, a Atenção Básica consolidou o serviço em muitas localidades, modificando a realidade de saúde dos usuários. “Dados de morbidade melhoraram, a condição de saúde e a qualidade de vida passaram por intervenção direta do trabalho desenvolvido pelo NASF. Acredito que estamos trilhando o caminho certo, com profissionalismo e discernimento”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]