Prefeito Colbert Martins Filho apresenta avaliação da Micareta 2019 de Feira de Santana e destaca participação de 1,3 milhão de foliões nos 4 dias de festa; “Números apontam que foi a melhor folia dos últimos anos”, diz

Prefeito Colbert Martins Filho e o secretário Edson Borges avaliaram positivamente a realização da Micareta 2019 e destacaram presença maciça de público.
Prefeito Colbert Martins Filho e o secretário Edson Borges avaliaram positivamente a realização da Micareta 2019 e destacaram presença maciça de público.
Prefeito Colbert Martins Filho e o secretário Edson Borges avaliaram positivamente a realização da Micareta 2019 e destacaram presença maciça de público.
Prefeito Colbert Martins Filho e o secretário Edson Borges avaliaram positivamente a realização da Micareta 2019 e destacaram presença maciça de público.

1,3 milhão de foliões participaram dos 4 dias de festejos da Micareta 2019 de Feira de Santana. O dado é oriundo do reconhecimento facial realizado pela Polícia Militar, realizado durante as revistas de acesso ao circuito da festa e foi apresentado nesta segunda-feira (29/04/2019), em entrevista coletiva concedida pelo prefeito Colbert Martins Filho (MDB).

Além do prefeito, cerca de 10 secretários municipais apresentaram, em conjunto com Edson Borges, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), dados sobre a atuação do governo municipal na realização da festa momesca.

A Micareta é o maior evento popular de Feira de Santana e do interior da Bahia. Para a realização da festa foram investidos cerca de R$ 10 milhões, oriundos de recursos próprios.

Diferente de anos anteriores, a folia de 2019 foi 100% destinada ao ‘folião pipoca’, ou seja, os trios tocaram sem cordas e este elemento foi democratizante, atraindo imenso público local e regional.

Além da maciça participação popular, Colbert Filho destacou o início dos festejos no horário diurno, retomando antiga tradição da folia.

Os trios ingressavam no circuito momesco a partir das 13 horas, foram verificados os melhores índices de segurança pública dos últimos anos e ocorreu a redução no número de atendimentos médicos e ambulatoriais, esses aspectos foram, também, destaque dos festejos de 2019, disse o prefeito.

Inclusão social

O Camarote da Diversidade reuniu portadores de necessidades especiais. Diariamente eram eleitos o rei momo e a rainha da Diversidade. O espaço foi um exemplo de inclusão social e de respeito a dignidade humana, citou Colbert Martins ao se referir sobre algo que o sensibilizou durante a folia momesca.

Antecipação da organização de 2020

Na oportunidade, Colbert Filho anunciou que os preparativos para Micareta 2020 serão iniciados no mês de maio de 2019. E convocou os profissionais de imprensa para uma reunião no dia 29, quando serão anunciadas algumas novidades para a festa momesca do próximo ano. “Com planejamento antecipado poderemos fazer em 2020 uma festa ainda melhor”, ressaltou.

Novidades para 2020

Uma das novidades para a Micareta do próximo ano foi anunciada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges: o Circuito Pérola Negra vai migrar para o bairro Rua Nova. “Não vai ter a concorrência do trio elétrico e será uma mudança que vai garantir mais público”, acredita o secretário. O Cortejo Afro continuará acontecendo no Circuito Maneca Ferreira.

Estrutura de mini-hospital na avenida

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura de um mini-hospital na avenida, disponibilizando na equipe dois médicos e um buco-maxilo diariamente. A secretária Denise Mascarenhas informou que foi registrada uma redução de 6% no número de atendimentos este ano.

Foram 902 ao todo, enquanto em 2018 foram contabilizados 960. Caiu em 71% as ocorrências de lesão por arma branca e pelo segundo ano consecutivo não houve registro de lesão por arma de fogo. Já as lesões por agressão física aumentaram em 4%, sendo atendidos 87 pacientes desta ocorrência. A intoxicação por álcool subiu expressivamente em 84%, sendo registrados 72 casos este ano e 39 em 2018.

A secretária também destacou o trabalho da Vigilância Sanitária, que atuou especialmente na apreensão de bebidas clandestinas dentro do circuito, como as que são conhecidas como “príncipe maluco” e “cravinho”.

Mercadorias apreendidas serão devolvidas no Joia da Princesa

Os vendedores que foram flagrados com mercadorias proibidas no circuito e tiveram o material apreendido, poderão reavê-los entre os dias 07 e 10 de maio, no Estádio Joia da Princesa. A informação foi dada pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, durante a coletiva. Ele também destacou a importância da Micareta para a economia local. “É o evento que mais potencializa geração de renda e ocupação no município”, salientou.

Índices de acidentes de trânsito também reduziram

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, informou que durante os quatro dias de festa foram registrados 8 acidentes, com nenhuma vítima fatal. Números bastante positivos considerando a dimensão da festa. “Não tivemos nenhum acidente grave. O Plano de Operação montado funcionou muito bem”, destacou Maurício.

Na oportunidade, o diretor da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Rodolfo Suzart, destacou o esquema de reforço no transporte coletivo urbano, quando foram disponibilizadas 20 veículos na frota extra.

Melhoria na iluminação e menos lixo recolhido pela Sesp

Este ano o Circuito Maneca Ferreira contou com 264 refletores de LED substituindo mais de 800 refletores convencionais. O resultado foi uma iluminação mais eficiente e econômica. Este aspecto foi destacado pelo secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

Um aspecto curioso foi em relação a quantidade de lixo recolhido, que diminuiu este ano graças ao trabalho de recicladores. Além das latinhas de alumínio, eles também recolheram plástico na avenida. Com isso o total de lixo recolhido pela Sesp ficou em torno de 36 toneladas – enquanto em 2018 foram recolhidas 56 toneladas.

Guarda Municipal conduziu foragido da justiça à Polícia

A Guarda Civil Municipal atuou com um efetivo de 140 homens durante os quatro dias da festa. Foram realizadas 35 abordagens e duas pessoas foram conduzidas, dentre estas um homem foragido da Justiça. “Também foram apreendidas três armas brancas e recolhidas sete garrafas de vidro. São ações de prevenção a violência”, explicou o comandante da corporação, Elio Santos.

Combate ao trabalho infantil foi realizado na avenida

A Secretaria de Desenvolvimento Social atuou fortemente no combate ao trabalho infantil, durante a Micareta. Seis casos foram flagrados e encaminhados para o Conselho Tutelar. Também foram flagradas três crianças fazendo uso de bebida alcoólica com consentimento dos pais, conforme revelou o chefe da Divisão da Juventude da Sedeso, Geovanny Ferreira.

TV Bandeirantes fez 6 horas de transmissão ao vivo

A TV Bandeirantes realizou a transmissão ao vivo durante três dias da Micareta de Feira 2019. O Band Folia foi exibido para os estados da Bahia e Sergipe. O secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva, destacou a ampla cobertura que toda a imprensa deu a festa momesca, inclusive com a repercussão da Micareta em veículos do Rio de Janeiro e São Paulo. Este ano o Camarote da Imprensa homenageou o jornalista José Carlos Pedreira, o Zé Coió. O espaço abrigou cerca de 60 jornalistas, radialistas e fotógrafos.

A Secretaria de Comunicação Social atuou na cobertura completa da festa com uma equipe composta por 40 jornalistas, realizando também a transmissão ao vivo da festa através do facebook.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115081 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.