Oficinas do PPA Participativo 2020-2023 capacitaram 366 servidores estaduais

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Servidores estaduais são capacitados sobre o PPA Participativo 2020-2023 da Bahia.
Servidores estaduais são capacitados sobre o PPA Participativo 2020-2023 da Bahia.
Servidores estaduais são capacitados sobre o PPA Participativo 2020-2023 da Bahia.
Servidores estaduais são capacitados sobre o PPA Participativo 2020-2023 da Bahia.

Com o objetivo de garantir uniformidade e coerência na construção do Plano Plurianual Participativo 2020-2023, a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) realizou, durante dez dias, as oficinas de elaboração do plano. Finalizada nesta quinta-feira (25/04/2019), a atividade capacitou 366 servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Sempre nos turnos da manhã e da tarde, os participantes acompanharam apresentações sobre o Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepege), o modelo conceitual e o fluxo de elaboração do PPA. Ainda na capacitação foram realizados exercícios práticos de elaboração de compromissos, metas e iniciativas, a partir de um programa existente.

“A construção do Plano Plurianual da Bahia leva em consideração os anseios da população e, por isso, realizamos escutas nos 27 Territórios de Identidade, envolvendo os mais distintos segmentos da sociedade, que elegeram prioridades para cada um destes territórios. As oficinas serviram para capacitar os técnicos de cada secretaria e órgão para a construção dos compromissos e metas do PPA, considerando prioritariamente o que foi colhido durante as escutas e também do que foi proposto no Plano de Governo Participativo que o governador Rui Costa apresentou para os próximos anos”, destaca o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Até o envio do documento finalizado para a Assembleia Legislativa, previsto para o mês de agosto, o processo de construção do PPA ainda terá etapas como a Elaboração de Proposta de Compromissos, a cargo da Seplan, e do Detalhamento Setorial; Metas e Iniciativas.

Para a Assessora de Planejamento e Gestão (APG), da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), participar da oficina foi um momento importante para o alinhamento dos conceitos e preparação das equipes, “para que possamos fazer um planejamento ‘pé no chão’, e que traga desenvolvimento para o nosso Estado”, disse a servidora.

Após as plenárias nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o PPA Participativo 2020-2023 do Governo do Estado foi lançado no dia 05 de abril. O PPA é realizado de forma participativa desde 2007, fruto de iniciativa até então inédita no Brasil e tem o objetivo de assegurar maior diálogo entre Estado e sociedade para a construção de políticas públicas e mais transparência nas ações do governo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112934 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]