Oficinas capacitam técnicos do Estado da Bahia para o Plano Plurianual 2020-2023

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Equipes técnicas do Governo da Bahia são capacitadas para o método de construção dos componentes do Plano Plurianual 2020-2023.
Equipes técnicas do Governo da Bahia são capacitadas para o método de construção dos componentes do Plano Plurianual 2020-2023.
Equipes técnicas do Governo da Bahia são capacitadas para o método de construção dos componentes do Plano Plurianual 2020-2023.
Equipes técnicas do Governo da Bahia são capacitadas para o método de construção dos componentes do Plano Plurianual 2020-2023.

As equipes técnicas do Governo do Estado, que incluem Assessores de Planejamento e Gestão (APG´s), servidores das áreas finalísticas, além dos poderes legislativo e judiciário, estão sendo capacitadas para o método de construção dos componentes do Plano Plurianual 2020-2023 até o próximo dia 25 de abril. As oficinas do PPA, que tiveram início no último dia 10, têm sido realizadas diariamente no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento da Bahia (SEPLAN Bahia) e já capacitaram, até esta terça-feira (16/04/2019), 162 servidores, visando garantir uniformidade e coerência em todos os programas.

Representante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Alexandre Sobral, participou da atividade nesta terça-feira e destacou sua importância para a eficácia do plano. “É muito importante que o Governo do Estado busque essa conexão com os anseios da sociedade, com a população, com os Territórios de Identidade e, ao mesmo tempo, tenha a perspectiva técnica das secretarias e demais órgãos e que possa, de forma democrática e acompanhada por uma pedagogia moderna, estar discutindo as problemáticas do estado e buscando as melhores soluções com base no planejamento estratégico das unidades”.

Valeria Valverde, Coordenadora de Tecnologia da Assessoria de Planejamento e Gestão da Casa Civil, fala sobre a natureza das oficinas. “Esse momento das oficinas é a oportunidade que a gente tem de alinhar o conhecimento como um todo,  a noção do planejamento, dos instrumentos e todos os componentes nos quais o planejamento se constrói. E o público não é um público único, aqui a gente tem as pessoas que são envolvidas com orçamento, as pessoas que são envolvidas com o planejamento como um todo, pessoas que são envolvidas com gestão de tecnologia como eu, então, promove um alinhamento do conceito que tem que ser básico para todos nós gestores públicos”, explica.

Depois das escutas sociais, realizadas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o PPA 2020-2023 do Governo do Estado foi lançado pelo governador Rui Costa e pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, no início deste mês. O PPA é realizado de forma participativa desde 2007, resultado de iniciativa até então inédita no Brasil, com o objetivo de assegurar maior diálogo entre Estado e sociedade para a construção de políticas públicas e mais transparência nas ações do governo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10092 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).