Mobilização promovida pela prefeitura de Feira de Santana aproxima comunidade da Fazenda Brandão de ações de inclusão social

Ação de inclusão social na Fazenda Brandão, no Distrito de Jaíba.
Ação de inclusão social na Fazenda Brandão, no Distrito de Jaíba.
Ação de inclusão social na Fazenda Brandão, no Distrito de Jaíba.
Ação de inclusão social na Fazenda Brandão, no Distrito de Jaíba.

Uma mobilização promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), aproximou a comunidade da Fazenda Brandão, no Distrito de Jaíba, das ações de inclusão social. A iniciativa foi coordenada pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Santo Antônio de Jesus e resultou na oferta de inúmeros serviços.

As ações também foram extensivas à comunidade de Tapera I, onde o atendimento do programa Bolsa Família e outros serviços foram realizados, possibilitando à comunidade a inclusão nos serviços de acesso ao benefício, atualização cadastral ou exclusão, além de encaminhamento para outra demanda.

A coordenadora do CRAS Santo Antônio, Ivanete Rios, ressalta a importância da iniciativa por evitar que moradores de comunidades mais distantes tenham que se deslocar até o centro da cidade para ter acesso aos serviços de inclusão social.

O atendimento foi realizado em estandes montados na comunidade, onde foram prestadas orientações sobre ID Jovem, casamento coletivo, IG Graduação, cursos profissionalizantes, Pré-Vestibular Cidadão e oficinas ofertadas pelo CRAS.

Além destes serviços, a comunidade também foi orientada a ter acesso às oficinas realizadas no CRAS e nos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cadastro no CAD Único, palestra sobre a dengue e atividades lúdicas com os orientadores sociais do Criança Feliz, palestra sobre autoestima e cuidados com o corpo e a mente, realizado pela psicóloga Ana Paula Carvalho.

No ônibus do Bolsa Móvel foi realizada atualização do CAD Único, inclusão, exclusão do Bolsa Família e prestadas orientações e informações.

A iniciativa do governo do prefeito Colbert Martins Filho também contou com parceria da Associação de Moradores da Fazenda Retiro e Adjacências, Maria Gorete Santos Souza.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]