Micareta 2019 Feira de Santana: Simulado de atentado com arma de fogo treina equipes a atuarem de forma sincronizada

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Simulado de atentado com arma de fogo do SAMU para a Micareta 2019 de Feira de Santana.
Simulado de atentado com arma de fogo do SAMU para a Micareta 2019 de Feira de Santana.
Simulado de atentado com arma de fogo do SAMU para a Micareta 2019 de Feira de Santana.
Simulado de atentado com arma de fogo do SAMU para a Micareta 2019 de Feira de Santana.

Uma encenação de atentado com arma de fogo no circuito da maior festa de rua do interior da Bahia foi realizada pela Prefeitura, através do SAMU e instituições parceiras, no VIII Grande Simulado da Micareta. A ação foi realizada nesta terça-feira (23/04/2019), na avenida Presidente Dutra, envolvendo diversos órgãos de socorro e prevenção a desastres.

A primeira equipe a atuar foi a Polícia Civil, contendo e fazendo a condução do atirador. Em seguida, as equipes da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar realizaram a segurança do local para o Corpo de Bombeiros e o SAMU atuarem.

Classificando os estudantes da área da saúde, que simularam vítimas do atentado, em zonas: verde, amarela, vermelha e preta, a equipe do SAMU, bombeiros e entre outras, puderam atuar de forma alinhada e sincronizada no encaminhamento das vítimas.

“Essa classificação é chamada de método Start. Através de uma triagem por gravidade, as vítimas são levadas às zonas, facilitando o transporte e socorro ágil e com segurança”, explica a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

A Defesa Civil fez a articulação para o atendimento e a garantia de que as outras instituições pudessem atuar. “No segundo momento atuamos no processo de isolamento e avaliação dos danos causados e verificamos se existiam outros riscos. Fazemos interlocução, avaliação e organização do processo de incidente”, explica o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo.

Segundo a tenente da Polícia Militar, Jaqueline Nascimento, o órgão está preparado para atuar em situações como essa. “É uma situação familiar para a nossa corporação, porque somos treinados para isso e sabemos como agir”, afirma.

Por meio dessa estratégia, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho visa analisar a otimização do tempo resposta à população diante de uma situação de desastre. A ação acontece anualmente com o objetivo de sincronizar as equipes que trabalharão durante a festa.

A organização contou com a parceria do Exército, Defesa Civil, Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de  Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112897 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]