Humor em Tempos de Cólera traz seleção de curtas-metragens clássicos e contemporâneos para a programação do SescTV

Cena do curta A Velha a Fiar.
Cena do curta A Velha a Fiar.
Cena do curta A Velha a Fiar.
Cena do curta A Velha a Fiar.

Utilizar o humor não apenas como entretenimento e diversão, mas como estratégia crítica e reflexiva do mundo contemporâneo. Essa é a proposta de Humor em Tempos de Cólera, que estreia no SescTV em 18 de abril e reúne filmes brasileiros, exibidos na 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2017. Com curadoria de Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival, a programação reúne vinte produções premiadas, entre clássicos e contemporâneos, como Deus é Pai (1999), de Allan Sieber, Tapa na Pantera (2006), dirigida por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, Dossiê Rebordosa (2008), direção de Cesar Cabral, e Recife Frio (2009), dirigida por Kleber Mendonça Filho.

Na estreia, o SescTV apresenta os curtas-metragens A Velha a Fiar (Ficção, MG, 1964, 6 min.), com direção de Humberto Mauro, e Até a China (Animação, RJ, 2015, 14 min.), dirigido por Marcelo Marão. Os filmes vão ao ar no dia 18 de abril, quinta, a partir das 21h. Assista também em sesctv.org.br/avivo.

No clássico A Velha a Fiar, uma idosa, interpretada pelo ator Mateus Colaço, aparece na roça, a fiar, e logo é incomodada por uma mosca. A partir de então, uma série de acontecimentos se desencadeiam na história e as imagens tomam ritmo cada vez mais acelerado. Para as sequências das cenas, o diretor Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, fez uso de ilustrações, stop-motion e objetos de plástico, entre aranhas, ratos e moscas. Recursos inovadores para um filme gravado em preto e branco, no início dos anos de 1960. Críticos da época, consideraram A Velha a Fiar como um dos primeiros videoclipes do mundo.

Na sequência, a animação Até a China narra a história de um brasileiro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que vai à China levando apenas uma bagagem de mão. Ele descreve com preciosismo e muito humor suas aventuras vividas desde o check-in no aeroporto, até sua saída da China. Curiosidades como restaurantes que servem cabeças de peixe e enguias, trânsito caótico e pés de galinha embalados à vácuo, vendidos como souvenir, ilustram algumas diferenças culturais.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Agenda

O que: A Velha a Fiar (Ficção, MG, 1964, 6 min.)

Quando: 18 de abril, às 21 horas.

Classificação indicativa: Livre.

Reapresentação: 20/4, sábado, às 20h18; 21/4, domingo, às 6h48, 13h48; 22/4, segunda, às 22h18; 23/4, terça, às 15h48; 24/4, quarta, às 6h48.

Assista online em sesctv.org.br/aovivo

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110044 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]