Governador Rui Costa rechaça acordo sobre greve dos professores das universidades estaduais; Momento da economia é crítico para os Estados, diz

"Não vou praticar irresponsabilidade fiscal", afirma Rui Costa sobre greve das universidades estaduais.
"Não vou praticar irresponsabilidade fiscal", afirma Rui Costa sobre greve das universidades estaduais.
"Não vou praticar irresponsabilidade fiscal", afirma Rui Costa sobre greve das universidades estaduais.
“Não vou praticar irresponsabilidade fiscal”, afirma Rui Costa sobre greve das universidades estaduais.

O governador Rui Costa comentou nesta terça-feira (09/04/2019) sobre a greve das universidades estaduais baianas. Rui lembrou que o Estado está no limite da capacidade financeira para remuneração de pessoal e não pode desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na última segunda (08), em reunião com os reitores, o governador determinou a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento nas quatro universidades estaduais baianas. Também foi apresentado um levantamento feito pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) que mostra um aumento de 19,35%, nos últimos quatro anos, na folha de pagamento dos servidores das instituições.

Os números apresentados na reunião revelam que a Bahia está na contramão do resto do país. O Estado não só garantiu promoções a professores universitários nos últimos anos como, pela primeira vez na história, está pagando bolsas de estudo para alunos carentes das universidades estaduais. Já foram investidos R$ 34 milhões por meio do programa Mais Futuro.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9393 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).