Feira de Santana: Árvore símbolo de Ipuaçu é plantada em escola do Distrito

Uma muda da espécie gameleira foi plantada na Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo no Distrito de Ipuaçu.
Uma muda da espécie gameleira foi plantada na Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo no Distrito de Ipuaçu.

Numa cerimônia tocada por muito simbolismo, uma muda da espécie gameleira foi plantada na área onde funciona a Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo e a Creche Municipal Maria de Lourdes Almeida Machado, no distrito Governador João Durval Carneiro, antes Ipuaçu. O evento aconteceu manhã desta quarta-feira (10/04/2019).

O primeiro nome do distrito foi Gameleira. Ipuaçu significa grande bacia – encontro dos rios que cortam a região, na língua dos índios que lá viveram. João Dias, natural do distrito e educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Feira de Santana falou aos estudantes da escola sobre a história local e a necessidade da preservação ambiental, uma das preocupações do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

As crianças também assistiram a um vídeo com imagens de Ipuaçu e de outros distritos. Disse aos estudantes que o bioma do distrito tem mata atlântica e cerrado e que outra gameleira será plantada em escolas do distrito.

“É uma árvore que antes era comum nas margens dos nossos rios. Mas hoje com o desmatamento a sua presença diminuiu bastante”, afirmou o educador ambiental, que pediu aos alunos que cuidem dela. De grande porte, a muda tem cerca de seis meses e dentro de mais alguns anos vai atingir pelo menos 20 metros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.