EMBASA recebe representantes da Arfes e PROCON na ETA de Feira de Santana

Visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado de Abastecimento com participação de representantes da Agência Reguladora de Feira de Santana, Procon e do vereador Edvaldo Lima.
Visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado de Abastecimento com participação de representantes da Agência Reguladora de Feira de Santana, Procon e do vereador Edvaldo Lima.

Foi promovida pela Embasa, quinta-feira (02/04/2019) pela manhã, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Integrado de Abastecimento, com a participação de representantes da Agência Reguladora de Feira de Santana (Arfes), do Procon e do vereador Edvaldo Lima.

Acompanhados pelo gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, os visitantes percorreram as instalações e acompanharam de perto o processo de produção da água distribuída para seis municípios da região, desde a captação na barragem de Pedra do Cavalo, passando pelas etapas do tratamento, como a decantação, fluoretação e a desinfecção. Eles conheceram a estrutura da Estação, composta por bombas, tanques e tubulações de grande porte, e no laboratório descobriram que são feitas análises frequentes para assegurar a qualidade da água distribuída para população.

O superintendente do Procon, Ícaro Ivvin, avaliou a visita como positiva, para conhecer a funcionalidade e a estrutura da Estação de Tratamento. E afirmou que o órgão aguarda os investimentos anunciados pela Embasa para melhor atender as demandas dos consumidores, especialmente nos momentos de pico de consumo.  O diretor presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES), Denilton Pereira de Brito, também gostou da visita à Estação. “É tão importante saber o que acontece no processo de tratamento da água do nosso município. Até mesmo como consumidor, via a água cair na torneira, mas não sabia como acontecia este processo”, explicou. “Esta visita foi muito importante para que a gente tenha esta consciência e possa esclarecer melhor para os cidadãos como a Embasa trabalha no tratamento da água”, afirmou, agradecendo a visita em nome do prefeito do município, Colbert Martins.

ETA de Feira

A Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana produz a água que abastece seis municípios da região (Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis), atendendo cerca de 800 mil pessoas.

Localizada em Conceição da Feira, na estação de tratamento da Embasa a água passa por um criterioso processo que retira todas as impurezas até que a água alcance os padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde.  Mais de 1.500 litros de água por segundo são tratados na ETA de Feira, ou seja, mais de 115 milhões de litros de água por dia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]