Em trabalho educativo e preventivo, índices de poluentes de fumaça dos trios elétricos que serão usados durante a Micareta 2019 de Feira de Santana são analisados

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A fumaça expelida pelos motores dos trios elétricos que serão usados durante a Micareta foi analisada e os índices de gases poluentes medidos com o uso de um apacímetro.
A fumaça expelida pelos motores dos trios elétricos que serão usados durante a Micareta foi analisada e os índices de gases poluentes medidos com o uso de um apacímetro.
A fumaça expelida pelos motores dos trios elétricos que serão usados durante a Micareta foi analisada e os índices de gases poluentes medidos com o uso de um apacímetro.
A fumaça expelida pelos motores dos trios elétricos que serão usados durante a Micareta foi analisada e os índices de gases poluentes medidos com o uso de um apacímetro.

A fumaça expelida pelos motores dos trios elétricos que serão usados durante a Micareta foi analisada e os índices de gases poluentes medidos com o uso de um apacímetro. A medida, que contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, foi um trabalho de educação ambiental e preventivo. Não de fiscalização.

O Despoluir: Programa Ambiental de Transporte é uma iniciativa realizada gratuitamente em conjunto pelo SEST/SENAT e da Confederação Nacional de Transporte (CNT). Tem como objetivo diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar.

 As medições das emissões do gás carbônico foram realizadas na manhã desta quarta-feira, 24, no Parque de Exposição João Martins da Silva, onde os veículos estão sendo vistoriados pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

O aparelho funciona como uma sonda colocada no escapamento dos veículos movidos a diesel e o resultado aparece na tela do notebook com apenas quatro pisadas fortes do acelerador. O limite máximo de emissão, explica o técnico do Despoluir, Miguel Pitanga, está relacionada à marca, ano e modelo.

O programa indica o índice máximo do veículo. O Trio Estrelar, onde se apresentarão algumas estrelas da música baiana, como os cantores Cláudia Leitte e Saulo, o limite apontado foi de 1,49 metro cúbico, mas a emissão registrada foi de 0,45 metro cúbico.

As medições são encaminhadas à CNT, em Brasília, onde as análises são realizadas. “A medição visa o controle da emissão de fumaça e o uso indevido do combustível”, diz Cleide Cerqueira, que coordena o Programa Ambiental de Transporte. Segundo ela, o teste deverá se tornar obrigatório ainda neste ano.

O dono do veículo que apresentar índices acima do permitido será orientado a fazer o devido ajuste. Explica a coordenadora: o reprovado apresenta problema nos bicos injetores de combustível, nos filtros de óleo e de ar. No rejeitado, o defeito está na bomba.

O titular da SEMMAM, Arcênio Oliveira, disse que a iniciativa de Feira de Santana pode estimular outros municípios a medir este tipo de emissão. “A determinação do prefeito Colbert Filho é esta: contribuir para que o ar esteja com menos poluentes no Circuito Maneca Ferreira e em toda a cidade”.

O que se planeja é fazer uma compensação ambiental devido a emissão do gás carbônico pelos veículos durante a Micareta. A coordenadora da unidade do SENAT de Feira de Santana, Márcia Scandiani, e técnico em segurança do trabalho da SEMMAM, Sérgio Aras, acompanharam as medições.

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