Dia do Brincar 2019 será lançado em Feira de Santana com o tema ‘O Brincar que abraça a diferença’

Dia do Brincar visa proporcionar ao público envolvido um momento de liberdade para brincar
Dia do Brincar visa proporcionar ao público envolvido um momento de liberdade para brincar
Dia do Brincar visa proporcionar ao público envolvido um momento de liberdade para brincar
Dia do Brincar visa proporcionar ao público envolvido um momento de liberdade para brincar

O Dia B – Dia do Brincar 2019, cujo tema neste ano é ‘O Brincar que abraça a diferença’, será lançado sexta-feira (03/04/2019), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, das 14 às 17 horas. O tema foi definido a partir das discussões sobre a inclusão desde a infância. A mobilização tradicional do Dia B, que chega à sua quarta edição, será realizada no dia 28 de maio.

O evento de lançamento contará com a palestra da professora Kelly Campos Rossinholi, que irá abordar a temática geral do evento. Kelly é docente da Rede Municipal de Educação e atua na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Maria José Dantas Carneiro, bairro Caseb. Num segundo momento, as gestoras e coordenadoras pedagógicas receberão as orientações para o dia da mobilização.

O Dia do Brincar visa proporcionar ao público envolvido um momento de liberdade para brincar; em que se possam expressar vontades e desejos e vivenciar a integração da cultura de sua época com a de outras através de brincadeiras individuais, coletivas, cantadas e muitas outras.

“Este é um dia para chamar a atenção para a importância da brincadeira como fator pedagógico para o desenvolvimento. Não é algo pontual. O brincar é parte do currículo, um eixo estruturante para a Educação Infantil”, defende a professora Fabiana Castele, especialista em Educação, que integra a equipe técnica da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Diversas instituições foram convidadas para o dia de mobilização, dentre escolas da rede pública e privada, academias, centros de cultura, universidades, bibliotecas públicas, brinquedotecas, hospitais infantis, imprensa, institutos, organizações não governamentais, entre outras. Neste dia, todos realizam atividades que enfatizam a importância da brincadeira na vida da criança.

O Dia Mundial do Brincar teve início em Tóquio, em 1999, onde foi realizado um encontro de ludotecas – no Brasil conhecidas como brinquedotecas.  O direito de brincar é assegurado pela Constituição Federal e por todos os documentos normativos de Lei, e funciona como um eixo norteador do currículo escolar.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109772 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]