Desgoverno Bolsonaro faz novas mudanças no Ministério da Educação

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta Abraham Weintraub, ministro da Educação.
Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta Abraham Weintraub, ministro da Educação. Dupla de inapetentes conduz desastre na educação nacional.
Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta Abraham Weintraub, ministro da Educação.
Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta Abraham Weintraub, ministro da Educação. Dupla de inapetentes conduz desastre na educação nacional.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, exonerou nesta quarta-feira (18/04/2019) o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Paulo Cesar Teixeira e Ricardo Machado Vieira, que era assessor especial do ministro da Educação. As demissões foram publicadas no Diário Oficial da União.

Vieira foi nomeado secretário-executivo do MEC no final de março, na gestão do então ministro Ricardo Vélez.  Quando o atual ministro, Abraham Weintraub, assumiu, anunciou que o cargo seria ocupado por Antonio Paulo Vogel de Medeiros.

Já Teixeira pediu demissão também no final do mês passado, quando o então presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, foi exonerado. A demissão, que foi oficializada hoje, ocorreu após o anúncio de que a avaliação da alfabetização não seria realizada este ano, mas apenas em 2021. Logo apóis, o MEC revogou a medida que definia o adiamento.

Entre outras atribuições, a diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Weintraub assumiu a pasta no último dia 9. A gestão do ex-ministro Ricardo Vélez foi marcada por polêmicas e pela troca de pelos menos 10 cargos do alto escalão do ministério e órgãos vinculados

Na cerimônia de posse, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que Weintraub terá liberdade para escolher a equipe de sua pasta.

Inapetência

O novo ministro da Educação é completamente inapetente para o cargo, desconhece conceitos fundamentais sobre educação pública e princípios que devem pautar a ação do governo com a finalidade de construir uma nação que possibilite educação de qualidade plural. Em síntese, é mais um néscio a desgovernar o país.

*Com informações da Agência Brasil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]