Deputado Joseildo Ramos diz que MP do Saneamento transforma água em mercadoria e penaliza os mais pobres

Joseildo Ramos (PT-BA), deputado federal.Joseildo Ramos (PT-BA), deputado federal.
Joseildo Ramos (PT-BA), deputado federal.

Joseildo Ramos (PT-BA), deputado federal.

O deputado federal Joseildo Ramos (PT) criticou, nesta segunda-feira (15/04/2019), durante Audiência Pública provocada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), a Medida Provisória (MP 868), enviada no apagar das luzes do governo Temer para alterar o Marco legal do Saneamento no país. Em pauta no Congresso, a medida abre caminho para a privatização dos serviços e aumenta a desigualdade, de acordo com o parlamentar.

“Na privatização, o que vai acontecer é o deslocamento de recursos públicos, financeiros ou não, para a elite, em desfavor da maioria da população. De todos os serviços públicos, o espelho da degradação ambiental e da desigualdade é exatamente o saneamento. Privatizar é transformar água em mercadoria, penalizar os mais pobres e principalmente nós do Nordeste”, criticou.

Em sua intervenção, Joseildo ressaltou ainda que de 2007 a 2016, durante os governos de Lula e Dilma, mais de R$ 100 bilhões foram disponibilizados na área do saneamento pelo poder público, sendo que R$ 85 bilhões foram contratados. Segundo o deputado, a MP vai na contramão do que têm feito outros países, desestrutura o setor, aumenta as tarifas de água e esgoto e enterra o sonho de universalização do serviço. “É preciso que estejamos juntos, ninguém solta a mão de ninguém. Precisamos combater essa medida. Vamos à luta e não à MP 868,” conclamou o público presente na Audiência.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]