Deputado Alden Lázaro e superintendente da Transalvador discutem estratégias de valorização dos agentes de trânsito

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Deputado estadual Alden José Lázaro da Silva (Capitão Alden, PSL) e Fabrizzio Muller Martinez, superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Deputado estadual Alden José Lázaro da Silva (Capitão Alden, PSL) e Fabrizzio Muller Martinez, superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador).

O deputado estadual Alden José Lázaro da Silva (Capitão Alden, PSL) e o superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller Martinez, se reuniram na tarde de ontem (28/03/2019), na sede do órgão municipal, para discutir, entre outros temas, acerca das estratégias de valorização dos agentes de trânsito da capital baiana.

No ano passado, no período entre janeiro e maio, foram registradas 15 agressões aos agentes de trânsito, segundo informações da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram). Em 2017 foram contabilizadas 40 ofensivas e os profissionais ainda relatam que as ameaças são constantes.

“É preciso discutir acerca da aquisição e utilização de armas não letais por esses agentes, que se expõem diariamente ao risco, em função de servir à sociedade. Além disso, são necessárias ações de conscientização ao público sobre o papel desses profissionais e a sua importância para manutenção da ordem no trânsito. ”, defende o parlamentar.

Um projeto de lei nesse sentido já foi apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Léo Prates (DEM), prevendo a autorização do uso de recursos como spray de pimenta, cassetetes e pistola de eletrochoque.

Outras temáticas

No encontro, o parlamentar e o superintendente também conversaram sobre o Projeto de Lei n° 23.066/2019, que trata da instalação de telas e gaiolas de proteção nas passarelas e viadutos baianos, prevenindo que as pessoas tirem suas vidas por esses meios e que objetos sejam arremessados nas vias das cidades, considerando que o risco não se restringe à esfera do suicida, pois também coloca em xeque as vidas das pessoas que transitam diariamente nas ruas e avenidas das cidades. Para conferir o PL íntegra, acesse: http://bit.ly/PL230662019.

Na ocasião, os líderes discutiram sobre o papel do órgão municipal na possível implementação da proposta e de que forma os agentes de trânsito podem ser inseridos no contexto, auxiliando na redução dos índices de suicídio na capital baiana.

Em estudo realizado pela Universidade Tiradentes em 2017, pode-se constatar que houve, aproximadamente, 2.500 suicídios nos estados do Nordeste, sendo 456 destes óbitos na Bahia. Este dado alarmante desperta para importância da criação de estratégias que previnam o suicídio nas mais variadas frentes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.