Ambulatório de Autismo Maria Theresa é inaugurado em Feira de Santana

Faculdade Nobre inaugura Ambulatório de Autismo Maria Theresa.Faculdade Nobre inaugura Ambulatório de Autismo Maria Theresa.
Faculdade Nobre inaugura Ambulatório de Autismo Maria Theresa.

Faculdade Nobre inaugura Ambulatório de Autismo Maria Theresa.

Com o objetivo de oferecer serviços como atendimento nutricional, acompanhamento psicológico, cursos, oficinas e palestras, além de avaliações multiprofissionais para pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Faculdade Nobre inaugurou, na manhã desta sexta-feira (05/04/2019), o Ambulatório de Autismo Maria Theresa em Feira de Santana. Além de estudantes e professores, estiveram presentes no evento algumas das crianças que serão atendidas no local e também seus pais e responsáveis, que puderam conhecer a estrutura do Ambulatório.

O novo Projeto de Pesquisa e Extensão da Faculdade Nobre, idealizado pelo curso de Nutrição em parceria com Psicologia, e que até o fim do ano pretende englobar também os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Direito e Biomedicina visa atender crianças e adolescentes que possuem TEA de forma multiprofissional.

De acordo com o censo realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana em 2016, foram identificadas 736 pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista na cidade. O Ambulatório Maria Thereza, então, será mais um instrumento de atenção às pessoas portadoras do TEA.

Os atendimentos serão iniciados no mês de maio, todas as sextas-feiras, das 8 às 11 horas.  Até lá serão realizados treinamentos e capacitações com os alunos e profissionais da FAN que irão atuar no local. Os agendamentos estarão disponíveis na CLINFAN, localizada ao lado da Faculdade Nobre, a partir de maio. A expectativa é de atender, até o final do ano, 200 crianças portadoras do TEA, tanto em atendimentos individualizados, quanto através das atividades em grupos com adolescentes.

O Ambulatório de Autismo Maria Theresa conta com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Feira de Santana; e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que desenvolverá algumas linhas de pesquisa nessa área com o auxílio da instituição.

Alimentação, nutrição e autismo não devem ser desassociados nunca. Para José Carlos, pai de Arthur, uma das crianças que será atendida no Ambulatório Maria Theresa, o local vai auxiliar muitas pessoas que não conseguem atendimentos em outros locais. Segundo o pai, o acompanhamento nutricional é essencial para o desenvolvimento do filho: “Na primeira vez que o levei num nutricionista fui orientado a retirar algumas substâncias da dieta do Arthur. Após fazer as modificações, consegui observar de imediato uma melhora no comportamento do meu filho. Ele está mais tranquilo, tem dormido melhor, isso só mostra o quão importante é a nutrição no crescimento de uma criança autista”, declara.

Maria Theresa

O nome que batiza o Ambulatório tem um significado bastante especial. Maria Theresa é como se chama a filha de uma das alunas idealizadoras do projeto, graduanda do curso de Nutrição da Faculdade Nobre.

A coordenadora do Ambulatório, Roberta Barone, conta que o projeto foi construído tanto pela direção, quanto pelos alunos, que têm um papel ativo na idealização do Ambulatório. Segundo a professora e também coordenadora do curso de Nutrição da FAN, o Maria Theresa não só visa o atendimento gratuito à população, mas objetiva também reafirmar o compromisso da faculdade com a sociedade: “A ideia é que a gente possa auxiliar, já que muitas famílias não encontram atendimento nutricional especializado, nem acompanhamento psicológico, tampouco orientações jurídicas. Esperamos fazer a diferença para as crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno Espectro Autista da cidade de Feira de Santana e região”, declara professora.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]