ALBA: Deputada Olívia Santana defende o fortalecimento do CEJUVE

Deputada Olívia Santana defende o fortalecimento do Cejuve.
Deputada Olívia Santana defende o fortalecimento do Cejuve.
Deputada Olívia Santana defende o fortalecimento do Cejuve.
Deputada Olívia Santana defende o fortalecimento do Cejuve.

Foi realizada nesta quinta-feira (04/04/2019) pela manhã, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a Sessão Especial em celebração aos 10 anos de atuação do Conselho Estadual de Juventude da Bahia (Cejuve). Presidida pelos deputados estaduais, Olívia Santana e Rosemberg Pinto, a atividade reuniu jovens baianos, além de importantes lideranças e autoridades.

A Sessão que contou com apresentação de integrantes da orquestra juvenil e infantil da Bahia – Neojibá e do Grupo Black Dance, foi um espaço importante para debater implementações das Políticas Públicas de Juventude por meio de ações e projetos legislativos, além de consolidar o regimento interno do Cejuve, assinado durante a atividade.

A deputada estadual e presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, Olívia Santana, lembrou da necessidade de participação dos jovens baianos em espaços visíveis pela sociedade. “Temos que lutar para que a nova geração também ocupe espaços de poder, pela porta da luta política. É importante esse debate, ter um Conselho da Juventude, para fazer o controle social das políticas públicas, para apontar ao governo aquilo que não tá acontecendo”, destacou a parlamentar.

Destacou também que o Cejuve é um espaço fundamental para o debate do aperfeiçoamento e ampliação do Programa Primeiro Emprego e ações integradas para redução das mortes por causas violentas da juventude negra.

O desafio de debater pautas voltadas para a juventude, mesmo com todos os avanços, foi destacado pelo presidente do Cejuve, Anderson Barbosa. “Nossos jovens querem oportunidades para sonhar, para acreditar que é possível, principalmente no mercado de trabalho. O estado precisa ultrapassar as limitações para chegar as políticas públicas da juventude. É hora de avançarmos e construirmos espaços abertos de diálogos”.

Também participaram da mesa diretora do evento, o chefe de gabinete do Senador da República Jaques Wagner, Eden Valadares; o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Carlos Martins, que na ocasião representou o governador Rui Costa; Sara Barros, representante do Conselho Consultivo da Jovem Advogacia da OAB; Juremar Oliveira, primeiro Presidente do Cejuve e assessor especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Natália Gonçalves, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Juventude; Nágila Maria, diretora de Comunicação da União Nacional dos Estudantes; Valéria Trucá, representante indígena, membro do Cejuve, estudante da Universidade Estadual da Bahia; e Sara Prado, representando a Coordenação de Juventude da SJDHDS.

O evento foi finalizado com entregas de moções de agradecimento pelo trabalho realizado em prol dos jovens baianos as autoridades presentes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108290 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]