28 mil preservativos foram distribuídos durante a Micareta 2019 de Feira de Santana

Para garantir a prevenção do folião contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde assegurou a distribuição de 28 mil preservativos durante a Micareta 2019.
Para garantir a prevenção do folião contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde assegurou a distribuição de 28 mil preservativos durante a Micareta 2019.

Para garantir a prevenção do folião contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assegurou a distribuição de 28 mil preservativos entre a quinta-feira (25/04/2019), até este domingo, 28, de Micareta – foram entregues, por dia, sete mil unidades aos foliões.

Ongs, instituições parceiras, unidades de saúde e o posto fixo de saúde localizado no circuito receberam o material para distribuir aos foliões. Além dos preservativos, 800 sachês de gel lubrificante também foram ofertados.

De acordo com a referência técnica em IST/HIV/AIDS, Jaqueline Cardoso, a expectativa era distribuir mais 30 mil preservativos. “Este ano a procura foi menor, mas também a redução não foi significativa. Distribuímos um quantitativo alto”, ressalta. As ações de Saúde ofertas durante a Micareta foram planejadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins da Silva.

Testes rápidos

A procura pela realização de testes rápidos também diminuiu. Em 2018 foram 304, este ano 192 testes para HIV, sífilis e hepatites foram realizados, sendo diagnosticado um caso para HIV e quatro casos positivos para sífilis.

Somente uma destas pessoas diagnosticada com sífilis desejou prosseguir com o tratamento. Ela foi encaminhada para o Programa IST/HIV/AIS, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda, onde o tratamento será iniciado.

Para prevenir uma IST, Jaqueline Cardoso orienta o uso do preservativo. “As pessoas ficam muito focadas em prevenir uma gravidez indesejada com o preservativo, sendo que o uso vai muito além. Ele é o principal meio de proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.