Vias Metropolitana e Barradão desafogam trânsito e facilitam mobilidade em Salvador

Trecho da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão), em Salvador.
Trecho da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão), em Salvador.
Trecho da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão), em Salvador.
Trecho da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão), em Salvador.

Nesta sexta-feira (29/03/2019), Salvador completa 470 anos com muitos motivos para comemorar. Nos últimos quatro anos, obras de mobilidade entregues pelo Governo do Estado têm mudado de vez a cara da cidade, oferecendo mais qualidade de vida para a população, que passa menos tempo em congestionamentos. Um exemplo disso é a Via Metropolitana, alternativa para quem deseja fugir dos congestionamentos na BA-099, ligando a Cia Aeroporto à Estrada do Coco, dando acesso à Linha Verde.

Inaugurada em junho de 2018, a via tem 11,2 quilômetros de extensão, pista dupla nos dois sentidos, sete viadutos, quatro pontes, um túnel de acesso, canteiro central e uma praça de pedágio no sentido Salvador. Com essa estrutura, a Via Metropolitana ajuda a desafogar o trânsito no centro de Lauro de Freitas, criando um acesso à cidade, a partir da Rua Gerino de Souza Filho. Utilizando, atualmente, a nova via, o comerciante Leonardo Paim faz o percurso Lauro de Freitas –Salvador gastando metade do tempo. “Antes a gente ficava preso no congestionamento que se forma todos os dias em direção a Salvador. É menos tempo em engarrafamento e mais tempo para aproveitar a vida e ficar com a família”.

Segundo Alessandro Fernandes, gerente de operações da Concessionária Bahia Norte, responsável pela administração da Via Metropolitana, cada vez mais as pessoas estão utilizando a rodovia. “As pessoas têm escolhido esse caminho, porque é, sem dúvidas, a melhor alternativa para o trajeto. A via é muito segura, bem sinalizada, com recursos de emergência à disposição dos motoristas e dotada de toda estrutura de atendimento aos usuários, com unidades de resgate e guinchos leves e pesados, socorro médico e veículos para retirada de animais de grande porte”, detalhou.

Situada em posição estratégica, a via é pedagiada apenas no sentido Litoral Norte – Salvador, com tarifa vigente de R$ 2,20 para motos, e R$ 4,40 para carros pequenos. Contudo, os motoristas que trafegam na BA-099, com sentido à capital, não precisam pagar uma nova tarifa após pagarem na Estrada do Coco. Basta apresentar o cupom com código de barras para ter a passagem liberada. Os usuários de sistema de cobrança automática devem passar normalmente pela pista automática na praça da Concessionária Litoral Norte (CLN) e, posteriormente, terão o acesso garantido na praça da CBNorte.

Via Barradão

Outra importante intervenção realizada pelo Governo do Estado que modificou a mobilidade em Salvador é a Avenida Mário Sérgio, a Via Barradão, que foi entregue em 2018. A pista faz a ligação da Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, na altura do Trobogy, com a Rua Artêmio Castro Valente, próximo ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão.

Além de melhorar o tráfego, a iniciativa valoriza imóveis e beneficia 500 mil moradores de bairros como Canabrava e Nova Brasília, como o encanador Hamilton Silva. “Aqui era uma via estreita, de difícil passagem para os carros. Quando o caminhão de lixo parava era um engarrafamento enorme. Sem contar que, quando chovia, alagava e ficava ainda mais complicado. Agora está uma beleza, faz até gosto de morar aqui”.

A via tem sete metros de largura e 3,68 quilômetros de extensão, duas faixas de tráfego em cada sentido, calçadas (passeios) com 1,5m e canteiro central. No local, foram feitas ações de microdrenagem, iluminação pública, sinalização viária e obras de urbanização e paisagismo.

Trecho da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão), em Salvador.
Trecho da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão), em Salvador.
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