
Uma exposição comemorativa apresentando a história do Tribunal de Justiça da Bahia, através de uma linha do tempo, foi lançada, na tarde desta quarta-feira (13/03/2019), no átrio do edifício-sede, no Centro Administrativo da Bahia. O ato faz parte das comemorações dos 410 anos do TJBA, que serão celebrados sessão solene nesta quinta-feira (14), com entrega de medalhas
As imagens plotadas no átrio do TJBA apresentam as sedes do Tribunal mais antigo das Américas, instalado em 1609, com o nome de Tribunal da Relação do Estado do Brasil, também chamado Relação da Bahia, e denominado Tribunal de Justiça a partir da Constituição Federal de 1946.
O evento, que contou com a presença do Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, foi aberto pelo Presidente da Comissão Organizadora dos 410 anos, o Desembargador Lidivaldo Reaiche. Na oportunidade, ele discorreu sobre o processo de organização do evento.
As ações comemorativas incluem ainda o lançamento de um novo livro trazendo a história dos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia, elaborado com o apoio do Instituto Justiça e Cidadania; a Revitalização do Memorial do Fórum Ruy Barbosa; e a entrega de medalhas para servidores, magistrados, autoridades locais, nacionais e internacionais durante a abertura do 116º Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que ocorre na capital baiana nesta quinta (14) e sexta-feira (15).