SecultBA apoia ações no Carnaval 2019 de Maragojipe; evento é uma das manifestações mais emblemáticas do estado

Edição 2018 do Carnaval de Maragojipe.
Edição 2018 do Carnaval de Maragojipe.
Edição 2018 do Carnaval de Maragojipe.
Edição 2018 do Carnaval de Maragojipe.

Com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que desde 2009 registrou a folia da cidade do recôncavo baiano como patrimônio imaterial, serão desenvolvidos os seguintes projetos: Difusão e Manutenção da Cultura do Carnaval de Maragojipe, realizado pela Associação dos Músicos, Mascarados e Bandas Musicais da Bahia (Amma); e Valorização e Difusão dos Grupos Artísticos e Culturais do Carnaval de Maragojipe, proposto pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó.

Os dois grupos realizarão diversas ações durante o carnaval da cidade, de 2 a 5 de março. Entre as atividades, estão previstas apresentações de grupos musicais, de mascarados, além um cortejo com uma “fubica” (espécie de carro com alto-falante onde Dodô e Osmar desfilaram pela primeira vez em Salvador, em 1950). Os foliões também poderão desfrutar de uma oficina de máscaras e participar dos concursos de fantasias e mascarados.

Carnaval de Maragojipe – Os registros da festa apontam para o final do século XIX, paralelo aos tempos áureos do carnaval da Bahia. A década de 20 do século seguinte foi marcada por inúmeros cordões memoráveis, inclusive de mulheres, pela pompa dos clubes carnavalescos e pelos concursos realizados pela Filarmônica Dois de Julho.

Com o passar do tempo, os maragojipanos ainda conservam a tradição das fantasias de mascarados, que saem às ruas, todos os anos, durante o carnaval, para promover a alegria e celebrar a vida, de um modo muito irreverente.

Carnaval da Cultura – É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), o Carnaval da Cultura é da Bahia. O Mundo se Une Aqui!

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]