Secretários destacam ações prioritárias da Agricultura durante encontro na SEPLAN Bahia; Walter Pinheiro objetiva maior integração ente as pastas nas ações de Governo

Secretário da Agricultura Lucas Teixeira Costa e Walter Pinheiro, secretário do Planejamento da Bahia debatem integração das ações de Governo.
Secretário da Agricultura Lucas Teixeira Costa e Walter Pinheiro, secretário do Planejamento da Bahia debatem integração das ações de Governo.

Fortalecimento da Defesa Agropecuária, dinamização da cadeia produtiva da fruticultura, elaboração do plano de consolidação dos perímetros públicos estaduais de irrigação, incentivo à adoção de sistemas de produção sustentáveis, fortalecimento das bacias leiteiras, promoção da segurança alimentar, atração de investimentos para valorização das cadeias produtivas da agropecuária e fortalecimento da agroindústria. Estas e outras ações prioritárias voltadas para a agricultura foram debatidas nesta segunda-feira (18/03/2019) durante reunião dos secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Lucas Teixeira Costa com as equipes técnicas das duas pastas.

“O secretário Lucas demonstrou muita receptividade com o nosso propósito de realizar as atividades de monitoramento e avaliação das políticas públicas da Seagri com o envolvimento do corpo técnico das duas secretarias, e isto já vem efetivamente acontecendo, o que fortalece a transversalidade e a integração dessas ações prioritárias com outras secretarias, sempre à luz do Plano Plurianual e do que foi apresentado pelo Governador Rui Costa por meio do Programa de Governo Participativo. Por exemplo, a participação da Seagri, principalmente em conjunto com as secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, e também com outras secretarias para ir viabilizando os projetos. Não tem como fazer cada secretário tocar algo como se fosse somente da sua pasta. Então, portanto, esse é outro alinhamento que a gente está buscando fazer com vistas a otimizar recursos, alinhar tarefas orçamentárias e garantir a execução das prioridades de governo”, destacou Pinheiro.

O secretário da Seagri avaliou positivamente o encontro. “A atividade de planejamento é de suma importância para que a gente não erre nas decisões. Então, a interlocução entre a Seagri e a Seplan tem que ser muito forte para que os planejamentos sejam assertivos e a gente erre o mínimo possível. As interações entre as secretarias e pasta do Planejamento são de fundamental importância para que a gente acerte no Governo como um todo”, ressaltou

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9393 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).