Secretário estadual Walter Pinheiro participa do festival de Ciência e Tecnologia; Evento ocorre em Barcelona e objetiva debate de aplicações no contexto das cidades

Walter Pinheiro,  secretário estadual do Planejamento da Bahia, participa de festival de Ciência e Tecnologia em Barcelona.

Walter Pinheiro, secretário estadual do Planejamento da Bahia, participa de festival de Ciência e Tecnologia em Barcelona.

O secretário estadual do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, participou do festival internacional Youth Mobile (YoMo), nesta sexta-feira (02/03/2019) e sábado (03), em Barcelona. O evento reuniu mais de 22 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores, empreendedores e professores, apresentando inovações na área de Ciência e Tecnologia e suas aplicações no contexto das cidades e na vida das pessoas.

Segundo Pinheiro, o festival mostrou para o mundo as mais recentes aplicações, baseadas no uso da tecnologia móvel, que tornam as cidades mais preparadas para servir o cidadão. “O YoMo tem foco na formação e nas competências digitais e suas aplicações a serviço da vida. O uso da ciência e das ferramentas tecnológicas, por exemplo, na agricultura, no processo que vai do cultivo à colheita com a finalidade de uma alimentação saudável. Outro exemplo foi a apresentação das ‘Fábricas’ Digitais, que promovem a formação das pessoas e atuam no desenvolvimento econômico e social da cidade e da cidadania digital”, destacou.

O secretário ressaltou, ainda, o estímulo que o YoMo proporciona para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A ideia é que essas aplicações tenham como foco o cumprimento dos 17 objetivos, desde o trabalho para a erradicação da pobreza, até a grande aliança e cooperação entre os povos”.

Cumprindo a agenda de trabalho em Barcelona, na segunda-feira (04), o secretário visitará uma região, vítima de um processo de degradação, mas que foi recuperada a partir de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com geração de novas atividades econômicas e de trabalho. A ação foi fruto do Planejamento com participação do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada. Antes do festival YoMo, o Pinheiro participou do Mobile World Congress 2019, também em Barcelona.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).