Salvador sedia III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia

Salvador será palco do III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia, ação que atua como mobilizadora do diálogo entre universidade e cidade.
Salvador será palco do III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia, ação que atua como mobilizadora do diálogo entre universidade e cidade.
Salvador será palco do III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia, ação que atua como mobilizadora do diálogo entre universidade e cidade.
Salvador será palco do III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia, ação que atua como mobilizadora do diálogo entre universidade e cidade.

Salvador será palco do III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia, entre os dias 26 e 31 de março de 2019, ação que atua como mobilizadora do diálogo entre universidade e cidade, pesquisadores acadêmicos e artistas de rua, conhecimento acadêmico e sabedoria popular. O projeto é idealizado pelo filósofo, estudante do Mestrado de Cultura e Sociedade da UFBA, diretor do Grupo de Arte Popular A Pombagem e atual coordenador do Movimento de Teatro de Rua da Bahia, Fabricio Silva de Brito.

O III EFITEBA abrigará em sua programação o XXII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua e a Mostra Nordestina de Teatro de Rua. Trata-se de um encontrão de teatro de rua com programação vasta: espetáculos, performances, esquetes e demais intervenções artísticas, além de rodas de conversa sobre raça, pesquisa, comunicação, políticas culturais e muito mais.

Artistas da Salvador, Itaberaba, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Maceió, Rio Branco, Fortaleza, Sorocaba, Rio de Janeiro, Londrina, Campinas e São Paulo fazem parte da programação da Mostra Nordestina. Nesta terceira edição, o Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia está sendo realizado pela Universidade Federal da Bahia e co-realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, pois ambas instituições reconhecem a importância do projeto.

Fabricio Silva de Brito explica que esses encontros são importantes para se pensar filosoficamente o teatro de rua, desmitificar o que se pensa sobre essa linguagem e reivindicar um conceito mais real. “O Teatro de Rua é algo diverso, poroso e que dialoga com as diversas manifestações populares. Essas três ações revelarão as várias estéticas de Teatro de Rua na Bahia e Brasil”, enfatiza.

A abertura do III EFITEBA acontecerá, na terça-feira, 26, às 9 horas, no Auditório do PAF 5 (Ondina), e contará com a presença de realizadores e apoiadores do Encontro. Às 14 horas, no mesmo auditório, filósofas e filósofos negros discutirão a importância do teatro de rua nas periferias e comunidades negras, na Roda de Conversa – “Teatro de Rua e Filósofxs Negrxs”.

Às 18 horas, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, na Avenida Dorival Caymmi – Fundo do Parque de Exposição, a Feira do Teatro Popular e Economia Solidária possibilitará o intercâmbio entre os artistas e grupos de teatro de rua de todo o Brasil, além de ser um espaço de exposição, troca e venda de produtos culturais.

Já na quarta-feira, 27, às 9 horas, no Teatro Martim Gonçalves, acontecerá a Assembleia Geral da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Às 13 horas, na Praça do Campo Grande, haverá a concentração do Cortejo do Dia Mundial do Teatro e Circo, o qual seguirá com destino ao Pelourinho, onde acontecerão os espetáculos da Mostra Nordestina de Teatro de Rua.

No dia 28 de março, das 14h às 17, a Mostra Nordestina ocupará as ruas dos bairros do Campo Grande, Castelo Branco, Fazenda Grande do Retiro, Porto da Lenha, Periperi e Beiru/Tancredo Neves com cerca de 20 espetáculos. A partir das 18h, o Centro De Treinamento da SDR será palco para as apresentações de Bocas

Famintas (Rosa de Sangue Movimentos Artísticos – Rio De Janeiro/RJ) e A Menina das Pedras (Grupo Revolução Teatral – Lauro De Freitas).

No dia seguinte, o III Encontro inicia com a roda de conversa Teatro de Rua na Academia: como construir pontes entre as universidades e a(s) cena(s) de Teatro de Rua? que contará com pesquisadores e docentes da Bahia, Mato Grosso do Sul e Rondônia. O Slam da Minas Bahia será o responsável por fechar a manhã. Pela tarde segue a programação da Mostra Nordestina de Teatro de Rua, no Passeio Público – Campo Grande.

O penúltimo dia do evento, 30 de março, terá duas rodas de conversas: Artes Cênicas e Práticas Urbanas, das 8h às 12h, e O Teatro de rua e seus (contra)fazeres poéticos, das 14h às 17h. Ambas no Centro de Treinamento da SDR. O III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia encerrará com a produção de uma carta de diretrizes, que será lida abertamente no Largo do Pelourinho.

EFITEBA

O Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia nasce em 2015 através de edital da UFBA que apoiava projetos idealizados por estudantes. A primeira edição, realizada nas dependências da UFBA, recebeu estudantes das escolas públicas vinculadas ao PIBID de Filosofia, além de artistas e grupos de teatro de rua (da Capital e do Interior da Bahia), os quais apresentaram espetáculos e conversaram com pesquisadores da UFBA sobre os aspectos estéticos, éticos e políticos do teatro de rua.

Em 2017, a segunda edição do EFITEBA aconteceu em referência às heroínas do Dois de Julho, em especial Maria Felipa, e contou com a participação da então coordenadora do Museu Afro Brasil da Universidade Federal da Bahia, a professora Graça Teixeira, e do diretor da Escola de Teatro, professor Cláudio Cajaíba. Hoje, a ETUFBA é uma das instituições apoiadoras do evento.

Naquela ocasião os artistas de teatro de rua discutiram a relação teatro de rua e memória e a importância de se erigir um monumento a Maria Felipa, pois ações culturais e educativas estavam sendo feitas em bairros da periferia no sentido de preservar a memória desta guerreira da Independência da Bahia.

Cajaiba recorda que, no dia 27 de março de 2017, durante o tempo que lhe foi concedido para falar e também através das perguntas, a discussão foi travada em torno da inexistência de ações organizadas em torno da temática em nossa Escola. “Naquele momento, lancei o desafio de empreender alguma iniciativa. Mas, foi a chegada do professor Licko Turle, como professor visitante na Etufba, que viabilizou a proposta que ora se concretiza”, descreve.

O diretor da ETUFBA enxerga o III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua como um marco para universidade como um todo. “Espero que, assim como aconteceu com o Fórum Negro de Arte e Cultura, que chega a sua terceira edição também, a iniciativa ganhe adesão da comunidade acadêmica da ETUFBA, para além daquela que ocorre neste momento e continue inscrita no calendário da UFBA”.

RBTR

A Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), criada em março de 2007, em Salvador/Ba, é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Após mais de dez anos, a Rede Brasileira de Teatro de Rua volta a capital baiana através do XXII Encontro para discutir temas como filosofia, economia solidária e políticas públicas para a cultura e cidadania.

Confira a programação

Campo Grande

Teatro Lambe Lambe da Bahia (Salvador – BA)

Espetáculo: A Dança do Parto

Cia. Sexta da Arte (Salvador – BA)

Espetáculo: O Gato Malhado e a Andorinha Sinha

Cia de Teatro Lambe-Lambe Polimorfia

Espetáculo: Meu Ser Pulsante

Cia de Teatro de Animação Andante (Salvador – BA)

Espetáculo: Dom Quixote, o Cavaleiro Andante

Cia Pé na Trilha (Salvador – BA)

Espetáculo: Aceso Do Arraial

Castelo Branco (das 14 às 17 horas)

O Palhaciclista – Farrapo (Porto Seguro – BA)

Espetáculo: O Palhaciclista

Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada (Sorocaba – SP)

Espetáculo: Rua Sem Saída

Rafael da Silva Avansini (Londrina – PR)

Fragmentos do espetáculo: Memorial de Vila – Data Brasil

Fazenda Grande do Retiro (das 14 às 17 horas)

Cia Colcha De Retalhos (São Paulo – SP)

Espetáculo: De Passagem

Capim Santo (Fortaleza – CE)

Espetáculo: Canto para despertar

Maria de Fátima Araújo (Itaberaba – BA)

Espetáculo: Terra dos Palhaços

Porto da Lenha/Bonfim (das 14 às 17 horas)

Cia Teatro Em Cordel (Rio De Janeiro – RJ)

Espetáculo: De Machado a Gonzagão – Uma Viagem em Cordel

Grupo Ritornelo De Teatro (Passo Fundo – RS)

Espetáculo: Faixa De Graça

Cia Benedita na Estrada (Campinas – SP)

Espetáculo: O Mede Palmo dá a volta ao mundo

Periperi (das 14 às 17 horas)

Coletivo Casarão do Boneco (Belém – Pará)

Espetáculo: O Limiar

Chap – Contos, Cantos e Encantos 60min

Rio De Janeiro – RJ

Cia De Teatro Encenações (Morro do Chapéu – BA)

Espetáculo: A Filha Que Bateu Na Mãe e Virou Cachorra

Beiru – Arenoso (das 14 às 17 horas)

Herbert de Proenca Lopes (Londrina – PR)

Fragmentos: Transtornada Eu

Associação Cultural Joana Gajuru (Maceió – AL)

Espetáculo: Histórias Do Lar… De Lá

Grupo Experimental de Teatro De Rua e Floresta Vivarte (Rio Branco – AC)

Espetáculo: Canto E Encanto

Agenda

O que: III Encontro de Filosofia e Teatro de Rua da Bahia

Quando: 26 a 31 de março

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]