Salvador: Samba de roda do Recôncavo Baiano é tradição no Carnaval 2019 do Pelourinho

Samba Chula de São Braz apresenta show durante Carnaval 2019 de Salvador.
Samba Chula de São Braz apresenta show durante Carnaval 2019 de Salvador.
Samba Chula de São Braz apresenta show durante Carnaval 2019 de Salvador.
Samba Chula de São Braz apresenta show durante Carnaval 2019 de Salvador.

A chula é tradição cultural da Bahia assim com o Samba Chula de São Braz é tradição no Carnaval do Pelô, em Salvador. No começo da noite desta segunda-feira (04/03/2019), o grupo se apresentou no Largo Quincas Berro d’Água e encantou foliões com a beleza do samba de roda do Recôncavo Baiano.

Segundo o idealizador do grupo, Fernando de Santana, eles perderam a conta de quantos carnavais celebraram no Pelourinho. “Sei que já foram mais de 20 apresentações. Todo ano é muito especial e gratificante fazer parte desse momento na folia. Saímos de um distrito pobre para uma cidade culturalmente rica”, destaca Fernando.

Embora o Samba Chula de São Braz tenha sido criado oficialmente em 1995, a chula é uma herança secular do quilombo Vila de São Braz, localizado no município de Santo Amaro da Purificação, que teve origem com negros escravizados, conforme conta Aguinaldo Nascimento, um dos vocalistas do grupo. “Esse trabalho que estamos realizando hoje vem sendo passada de geração a geração. O chula é nossa tradição”, ele integra o grupo formado por 23 pessoas.

Quem conhece o Samba de Roda do Recôncavo Baiano – Patrimônio Imaterial da Humanidade – sabe a importância de ter a manifestação cultural dentro da programação da maior festa popular do Estado baiano. “É onde está nossa raiz e precisamos valorizar. Considero a presença do samba chula no Carnaval como um grande presente para o povo baiano”, afirma a assistente social, Eliana Bastos, que saiu da cidade de Maracás (Sudoeste da Bahia) para cair no samba.

Carnaval da Cultura

É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), o Carnaval da Cultura é da Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.