Salvador: Performance norte-americana ‘Taxonomía of a Spicy Espécimen’ faz parte do 3° Fórum Negro de Arte e Cultura

Performance norte-americana 'Taxonomía of a Spicy Espécimen'.
Performance norte-americana 'Taxonomía of a Spicy Espécimen'.
Performance norte-americana 'Taxonomía of a Spicy Espécimen'.
Performance norte-americana ‘Taxonomía of a Spicy Espécimen’.

O 3° Fórum Negro de Arte e Cultura traz a Salvador o ator e bailarino porto-riquenho Javier Cardona, radicado no Estados Unidos da América, que irá apresentar no dia 22 de março de 2019, às 19 horas, no Teatro do Movimento, da Escola de Dança da UFBA (Ondina), a performance Taxonomía of a Spicy Espécimen – tradução Taxonomia de uma espécie picante. Cruzando diferentes linguagens – teatro, dança e performance, essa interseção multidisciplinar traz o corpo preto do artista como epicentro para gerar diálogo, levantar e propor dados.

Em cena, uma mesa. Sob ela, especiarias perfumadas – anis e dos cravos-da-índia – formam o mapa dos EUA. O corpo de Javier Cardona está disposto a estudo em um pequeno espaço de palco, provocando o público a investigá-lo, manipulá-lo, problematizá-lo e refletí-lo. A performance é interativa.

“A intenção é desorganizar e reorganizar reflexões e ações relacionadas a diversos assuntos a respeito deste corpo preto. Taxonomía of a Spicy Espécimen convida a despir e vestir metáforas e outros imaginários, desmistificando ou criando novos mitos sobre um corpo particular deitado em uma mesa para ser observado, estudado e talvez também classificado, categorizado, hierarquizado, consumido”, explica Cardona.

FNAC

Em 2019, o Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) chega a terceira edição e será realizado de 18 a 22 de março em vários pontos da UFBA e traz como temática Xirê dos saberes: (Re) Conhecer, Existir. O fórum explorará a multiplicidade de saberes afros em diversas perspectivas, tanto nas artes, quanto na filosofia e outras linguagens.

Nesta terceira edição, o Fórum contará com várias ações durante os cinco dias de evento, como oficinas, conferências, ciclos de leituras dramáticas, Feira Afro, exposição de trabalhos acadêmicos, mesas de discussão, painéis de artes, cinema negro e lançamentos de livros.

Esta edição do evento homenageia o Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento, que completa 75 Anos. No dia 22 de março, o performer Milsoul Santos, artista representante das obras do Abdias e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (IPEAFRO), do Rio de Janeiro, apresentará o poema Padê de Exu Libertador.

As inscrições para participar destas ações ocorrerão pelo site https://www.even3.com.br/FNAC. Já o credenciamento presencial para o FNAC ocorrerá no dia 18 de março, das 08h às 16h, no Foyer do Teatro Martim Gonçalves, mediante a doação de 1kg de alimento.

O 3° Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) é uma realização da Escola de Teatro, do PPGAC, com o apoio da Pró-Reitoria de Ações Estudantis, da Pro-Reitoria da Universidade Federal da Bahia, da FUNCEB e tem a coordenação de Alexandra Dumas, Licko Turle e Stênio Soares. O PPGAC também apoia financeiramente o FNAC.

Nesta edição, o Fórum conta com a parceria da Escola de Dança, Escola de Belas Artes, Escola de Música, a Faculdade de Comunicação (FACOM), o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), do Instituto de Filosofia. A produção é de Luiz Antônio Sena Jr, da DAGENTE Produções, e de André Araújo, da Escola de Teatro da UFBA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.