Roda de samba de mulheres é atração do Sarau de Itapuã, em Salvador

Roda de Samba 'Filhas do Mar'.
Roda de Samba 'Filhas do Mar'.
Roda de Samba 'Filhas do Mar'.
Roda de Samba ‘Filhas do Mar’.

Todas as edições do Sarau de Itapuã são muito especiais. O clima, a paisagem e a atmosfera cultural do bairro contribuem para isso. No primeiro Sarau de Itapuã após o Carnaval não seria diferente.  Dia 18 de março de 2019, a partir das 18 horas, o Coletivo Filhos do Mar vai fazer uma roda de samba às margens da Lagoa do Abaeté, na Casa da Música, espaço cultural administrado pela SecultBA. O evento é uma homenagem ao mês internacional da mulher.  A entrada é franca.

O Coletivo Filhas do Mar surgiu em 2017, após episódios de machismo vivenciados por uma das percussoras do grupo, Amanda Quadros, estudante de História e regente da Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim. Algumas mulheres do bairro de Itapuã resolveram então se reunir para dialogar, tocar e trocar experiências, com intuito de fortalecer o poder feminino no meio da música, principalmente do samba. A roda tem um cunho político forte de denúncia e reflexão sobre o lugar da mulher nas Rodas de samba; da invisibilidade da mulher e em especial da mulher negra no meio do samba.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Agenda

O que: Sarau de Itapuã

Quando: 18 de março, das 18 às 22 horas

Onde: Sala Multiuso/Casa da Música

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.