Presidente Jair Bolsonaro isenta de visto cidadãos dos EUA, Austrália, Canadá e Japão; Medida é unilateral e evidência servilismo do Governo em relação às nações hegemônicas

Jair Bolsonaro, presidente da República, participa de evento em Washington, em anuncia medidas unilaterais, em 19 de março de 2019.
Concedida unilateralmente pelo presidente Jair Bolsonaro, medida quer incentivar turismo. Países mantêm, porém, exigência de visto para brasileiros. Americanos, australianos, canadenses e japoneses poderão permanecer 180 dias no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro dispensou a exigência de visto para entrada no Brasil para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida foi tomada de forma unilateral, sem a reciprocidade muitas vezes exigida pelos países que adotam ações dessa natureza.

Brasileiros que desejam viajar para estes quatro países continuam, porém, precisando de visto. O governo argumenta que a suspensão do documento para americanos, australianos, canadenses e japoneses irá incentivar o turismo. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18/03/2019).

O decreto entrará em vigor no dia 17 de junho de 2019. Com a mudança, cidadãos desses quatros países poderão permanecer no Brasil pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90, sem precisar de qualquer tipo de visto. A dispensa valerá para entrada no país para fins turísticos, de negócio, esportivos ou artísticos, sem intenção de estabelecer residência.

“A isenção do visto de forma unilateral é um aceno que fazemos para países estratégicos no sentido de estreitar as nossas relações. Nada impede que essas nações isentem os brasileiros dessa burocracia num segundo momento”, informou o Ministério do Turismo ao G1.

O decreto foi publicado enquanto Bolsonaro realiza sua primeira visita oficial aos Estados Unidos. Nesta terça-feira, ele será recebido na Casa Branca pelo presidente americano, Donald Trump.

Essa não é a primeira vez que cidadãos dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão são dispensados de pedir visto para entrar no Brasil. Em 2015, a então presidente Dilma Rousseff concedeu uma dispensa temporária aos turistas destes países que viessem ao Brasil para os Jogos Olímpicos.

Em governos anteriores, o Ministério das Relações Exteriores, no entanto, se posicionara contrário à isenção de visto unilateral por defender o princípio da reciprocidade.

Empresários do setor hoteleiro do Brasil comemoram dispensa de vistos

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município (SindHotéis Rio), Alfredo Lopes, comemorou a decisão do governo federal de isentar de vistos de entrada no Brasil, os cidadãos americanos, australianos, canadenses e japoneses, conforme determina o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado na edição de segunda-feira (18/03/2019) do Diário Oficial da União.

O dirigente espera um incremento em torno de 25% no número de visitantes, principalmente, de americanos, o que gera perspectivas de impacto em vários segmentos do setor.

“Não somente para a rede hoteleira, mas em toda a cadeia de serviços que orbitam em torno do setor de Turismo, como comércio, alimentação e transportes, entre tantos outros. É claro que esta ação precisa vir acompanhada de investimentos em promoção, mas já é um importante passo a ser comemorado”, destacou.

Alfredo Lopes ressaltou que o trade turístico brasileiro há três décadas pede a redução de barreiras nesse processo. “[Da forma como estava] engessa o turismo internacional e desvia esses potenciais turistas para outros países mais receptivos diplomaticamente.”

Segundo o presidente da ABIH-RJ,  esse mercado está deprimido há anos em decorrência das exigências. “Isso chega em uma hora muito boa, um momento em que o Brasil começa a ter uma relação mais profícua com os Estados Unidos, o que certamente irá ampliar não somente o fluxo de turistas de lazer, mas também em grande número de executivos”, disse.

*Com informações da Agência Brasil e do DW.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115162 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.