Os benefícios de jogar com aparelhos como o Nintendo Switch

Novo Nintendo Switch.
Novo Nintendo Switch.
Nintendo Swtich um jogo para todos as gerações.
Nintendo Swtich um jogo para todos as gerações.

Os jogos Nintendo Switch trazem vantagens que pais e professores devem conhecer, para entender –e apoiar– o uso deste tipo de aparelhos por parte de crianças e adolescentes.

Um estudo feito na Alemanha sobre o uso de aparelhos eletrônicos para jogar diversos tipos de jogos, como no caso do Nintendo Switch, deu como resultado que o fato de jogar 30 minutos diários aumentará a matéria cinza no hipocampo direito do cérebro, estimulando desse modo a memória, a estratégia e o planejamento.

Esses dados certamente mudam a opinião que os adultos tinham sobre esse tipo divertimento dos filhos, mas não modificam a necessidade de manter o controle sobre o tempo do jogo e os limites que devem ser respeitados.

Aparelhos como Nintendo Switch beneficiam o aprendizado

– Já está comprovado -através de diversos estudos e pesquisas- que as crianças que jogam com regularidade este tipo de jogos têm maior capacidade de evitar distrações em relação às crianças que não costumam jogar.

– Jogos como quebra-cabeças, por exemplo, ajudam ao desenvolvimento de habilidades que permitirão resolver problemas. As pesquisas mencionadas indicam que as crianças que jogam esse tipo de jogos têm importantes melhoras em: a) planificação, b) organização, c) pensamento flexível.

– Algumas pesquisas indicam que existiria um vínculo entre a criatividade e o fato de jogar jogos eletrônicos. Testes que foram feitos com crianças acima dos 10 anos que jogam regularmente, sugerem bons níveis de criatividade ao serem estimulados para desenhar e contar histórias.

Existem jogos eletrônicos capazes de reduzir a ansiedade e até o estresse! Os jogos eletrônicos simples, aqueles que não têm necessidade de muita reflexão ou de decisões rápidas e firmes, geralmente colaboram para que as crianças possam relaxar. Há jogos que possuem gráficos simples, que não duram muito tempo. Esses jogos colaboram para reduzir a ansiedade e para melhorar o ânimo dos pequenos.

Mas é claro que sempre estabelecendo um horário e um limite de tempo, isso é fundamental e não é negociável!

Outros itens importantes para ter em conta são os seguintes

– Jogos que são de ação, sendo a criança (ou o adolescente) o protagonista da história, farão que esse jogador acabe tomando decisões em um 25% mais rápidas e precisas que as crianças ou adolescentes que não jogam esse tipo de jogos.

– Jogos que são de condução (dirigir carros, por exemplo), melhoram a concentração, a memória e até a capacidade de realizar diversas coisas ao mesmo tempo. Neste caso, falamos de jogadores adolescentes.

– Existem jogos que estimulam a realizar atividade física (como o Wii Remote de Nintendo).

– Jogos de ação onde os jogadores são os protagonistas da história, ajudam a melhorar a capacidade visual, porque estimulam a atenção para perceber detalhes e contrastes.

– Crianças que sofrem dislexia se beneficiam com os jogos eletrônicos, que melhoram visivelmente a capacidade para elas lerem.

– Os jogos de esportes (como por exemplo, de futebol, tênis, basquete) estimulam aos jogadores a praticar esse esporte na vida real.

– Os jogos eletrônicos ajudam, em determinados casos, a esquecer dores.

– Os jogos eletrônicos, quando jogados com moderação, ajudam a melhorar a estabilidade emocional das crianças.

– Existem jogos eletrônicos que colaboram para o aprendizado de diversas matérias.

– Os jogos eletrônicos colaboram para aprender valores e princípios, porque transmitem emoções e, em muitos casos, exigem a tomar decisões.

– Em crianças pequenas, os jogos eletrônicos colaboram na capacidade motora, como a coordenação entre o visual e o manual (olho & mão).

Definitivamente os jogos eletrônicos possuem um potencial incrível, não são somente entretenimento ou diversão. Mas tudo o que é feito em excesso não é bom. É necessário, é bom reiterar, um consumo moderado e controlado, com jogos que estejam de acordo à idade da criança. Só desse jeito será algo que trará benefícios.

Por isso, é bom lembrar que os adultos devem colocar limites no tempo e no tipo de jogos que os seus filhos querem jogar. E é importante ainda destacar que os adultos poderão aumentar os benefícios, sabendo escolher tanto os jogos quanto os aplicativos, sempre de acordo a idade de cada criança.

Novo Nintendo Switch.
Novo Nintendo Switch.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]