

“A música é a arte mais direta, entra pelo ouvido e vai ao coração”. A frase é de Astor Piazzolla, o maestro que revolucionou o tango. Difundindo a obra deste importante artista, o Quinteto Astor Piazzolla chega a Salvador no próximo dia 26 de abril de 2019, a partir das 21 horas, no Teatro Castro Alves. O grupo é o único capaz de representar o estilo único e vem há mais de 20 anos propagando a obra do compositor argentino. Em Salvador o show chega pelas mãos da Carambola Produções de Milena Leão.
Batizada de Revolucionário Tour, a turnê apresentada pelo grupo que foi formado pela viúva do músico, Laura Escalada, representa com fidelidade o estilo único do grande maestro argentino. O show já passou pelo Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, Panamá e México. Depois da temporada brasileira segue para Ásia e Europa.
Nesta temporada a banda é formada por Lautaro Greco (bandoneon), Sergio Rivas (contrabaixo), Germán Martínez (guitarra), Sebastián Prusak (violão) e Cristian Zàrate (piano). A direção musical é do saxofonista e flautista, Julián Vat.
No repertório canções como Retrato de Milton (uma homenagem de Astor a Milton Nascimento e todos os músicos brasileiros) e Retrato de Alfredo Gobbi, considerada por Astor como o pai do tango. As músicas estarão no primeiro CD da série Revolucionário, que contará com mais outros três sendo o último lançado no centenário de nascimento de Piazzolla, dia 11 de março de 2021. O show tem duração de uma hora e vinte e contará também com os clássicosLa Camorra, Adiós Nonino, Mumuki, Vayamos al Diablo e o Tanguedia.
Na capital baiana serão cinco solistas com a finalidade de continuar difundindo o legado do famoso maestro e compositor portenho que revolucionou o tango. O Quinteto foi a formação musical que melhor expressou as ideias do grande maestro Piazzolla, o acompanhando nos momentos de mais destaque em sua vertiginosa carreira internacional.
Quinteto Astor Piazzolla
Sua primeira criação nasce na década de sessenta com um som provocador e às vezes melódico, causando furor entre o público jovem. Em 1978 começa um segundo período absolutamente diferente, com uma proposta musical mais elaborada e intelectual, mostrando um Piazzolla em constante evolução.
Após seu falecimento e com a criação da Fundação Astor Piazzolla se inicia uma nova etapa. Com a finalidade de continuar difundindo o legado do maestro, Laura Escalada Piazzolla decide formar um novo conjunto com cinco solistas virtuosos, capazes de interpretar a vasta obra do compositor que revolucionou o tango. O atual Quinteto Astor Piazzolla leva mais de 20 anos percorrendo o mundo, aclamados pela imprensa internacional como o único conjunto musical capaz de representar o estilo único e irrepetível do grande Astor Piazzolla.
Agenda
O quê: Quinteto Astor Piazzolla
Quando: 26 de abril, às 21 horas
Onde: Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dois de julho, s/n – Campo Grande, Salvador