Feira de Santana: Oficina de Cinema do CEU Cidade Nova é retratada em vídeo documentário que conta a história do bairro

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cerca de 30 alunos receberam o certificado de conclusão da Oficina de Cinema do Centro de Artes e Esportes Unificados.
Cerca de 30 alunos receberam o certificado de conclusão da Oficina de Cinema do Centro de Artes e Esportes Unificados.
Cerca de 30 alunos receberam o certificado de conclusão da Oficina de Cinema do Centro de Artes e Esportes Unificados.
Cerca de 30 alunos receberam o certificado de conclusão da Oficina de Cinema do Centro de Artes e Esportes Unificados.

A história do Bairro Cidade Nova, um dos maiores de Feira de Santana, está sendo contada através de um vídeo documentário produzido durante a Oficina de Cinema do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Foram dois meses de trabalho e aprendizado. Cerca de 30 alunos receberam o certificado de conclusão da oficina na última sexta-feira (15/03/2019).

A oficina foi ministrada pelo cineasta feirense Ícaro de Oliveira. Formado pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), ele já desenvolve projetos semelhantes em outras cidades da Bahia. O video documentário tem duração de aproximadamente 15min.

A oficina teve a participação de alunos que frequentam atividades na praça, e também da Escola Governador Luiz Vianna Filho, que em parceria com o CEU estimulou os alunos a conhecerem o mundo da criação, arte, fotografia e cinema.

O curso foi baseado em uma disciplina aplicada durante a formação em Cinema de Ícaro. Ele observa que entendendo a necessidade de apresentar o lado de dentro do que acontece nos cinemas, também queria abrir janelas para possibilidades de uma futura carreira por parte dos alunos.

“Não encontrei dificuldade de trazer essa inovação, porque na maioria das cidades do país ainda não existe curso de cinema. Ainda assim encontramos muitas pessoas com grande interesse nessas áreas da fotografia, sonorização. O cinema abarca muita coisa, então aqui temos cursos de publicidade e propaganda na cidade que indiretamente dialoga com o audiovisual. Feira de Santana é uma cidade que tem a linguagem de audiovisual, só não tem especificamente o curso de cinema, então não é muito difícil você despertar interesse das pessoas nesta linguagem”, explica o cineasta.

Conhecer o mundo do cinema por trás das câmeras, é algo que instiga a curiosidade. “Foi um aprendizado único. Eu não tinha noção de como mexer nos equipamentos, fora o celular que já usava para atividades da escola, e aqui a gente aprendeu a usar, entender cada momento, e principalmente o que se passa até o filme ficar pronto”, afirma Joedson de Carvalho Amorim Junior, 15.

Eduardo Brito, Gestor da Escola Luís Vianna Filho – que participou da oficina, explicou que os alunos já estavam desenvolvendo atividades que tinham como objetivo aproximá-los deste meio de produção. “A importância de inserir uma atividade como essa na vida de um estudante é você ampliar os conhecimentos, não somente acadêmicos, mas também culturais. Esses estudantes, na própria escola, já vivenciavam oficinas de audiovisual e mídias”, afirma.

A oficina fez tanto sucesso que não foi somente aberta à escola. Alguns alunos que já participavam das atividades da praça também se interessaram pela oficina e juntos produziram o vídeo documentário que conta a história do bairro Cidade Nova.

“Já desenvolvemos vários trabalhos voltados para a cultura e a arte, e essa oficina vem agregar. Nada melhor do que a gente começar fazendo registros sobre o próprio bairro, a essência do bairro Cidade Nova”, afirma Lay Ribeiro, Coordenadora do CEU Cidade Nova. Novas turmas serão abertas em breve.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113753 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]