Feira de Santana em história: Vereadores da 1ª Legislatura (1948 a 1950) | Por Adilson Simas

Almachio Boaventura, professor, tabelião do 1º ofício, foi fundador do jornal “Diário da Feira”.
Almachio Boaventura, professor, tabelião do 1º ofício, foi fundador do jornal “Diário da Feira”.
Almachio Boaventura, professor, tabelião do 1º ofício, foi fundador do jornal “Diário da Feira”.
Almachio Boaventura, professor, tabelião do 1º ofício, foi fundador do jornal “Diário da Feira”.

Com a morte do Estado Novo e o nascimento da redemocratização, a nova constituição promulgado marcou eleições gerais para 1947. Hoje vamos lembrar os treze vereadores eleitos no domingo 21 de dezembro de 1947. Feira tinha cerca de 10 mil eleitores.

Áureo de Oliveira Filho

Já tinha sido vereador antes da redemocratização, era dentista e educador que criou o antigo Colégio Santanópolis.  Áureo foi deputado estadual em mais de uma legislatura e faleceu no exercício do mandato em 1976.

Augusto Matias

Exerceu mais de um mandato tendo sido inclusive presidente da câmara. Na sequência foi secretário municipal de Saúde no tempo do prefeito Amorim e depois deputado estadual várias vezes. Por último foi indicado conselheiro do TCM.

Abilio Santa Fé Aquino

Eleito com base eleitoral no então distrito de Tanquinho de Feira, onde se instalou em 1931, vindo de Irará sua terra natal. Comerciante, produziu em sua fazenda a famosa a “Manteiga Santa Fé”. Faleceu em setembro de 2009.

Almachio Alves Boaventura

Tinha grande popularidade e já na eleição seguinte foi eleito prefeito pelo PSD, derrotando Carlos Bahia, da UDN. Professor, tabelião do 1º ofício, foi fundador do jornal “Diário da Feira”.

Antônio Ribeiro Cunha

Nasceu no distrito de Tanquinho de Feira, mas ainda jovem se transferiu para o distrito de Pacatu, hoje Santa Bárbara, que terminou sendo sua base eleitoral. De família tradicional, sua neta Iara Cunha foi a primeira reitora da UEFS.

Antônio Leopoldo Cabral

Poeta e comerciante dos ramos de tecidos, foi acima de tudo um político militante ligado ao líder Eduardo Motta. Entre seus filhos, o jornalista Muniz Sodré de Araújo Cabral que chegou a presidência da Biblioteca Nacional. Do Rio de Janeiro.

Antônio Oliveira Matos

Professor formado na Escola Normal, lecionou Matemática no Santanópolis e foi um dos fundadores do Feira Tênis Clube. Irmão da profª Diva Matos Portela e tio do ex-Ministro da Educação Eduardo Portela, Matos faleceu em Recife.

Demócrito de Lima Soares

Servidor fazendário e fazendeiro, que viveu parte da infância em Salvador, foi vereador eleito para aquela legislatura e reeleito em 1950 para a legislatura seguinte. Um dos seus filhos, Cláudio Soares, o sucedeu na militância política.

Edelvito Campelo D’Araújo

Antes de ser vereador e primeiro presidente da câmara pós redemocratização, foi secretário da prefeitura e chegou a assumir o executivo com a morte de João Barbosa de Carvalho. Foi o primeiro presidente da OAB local.

José Joaquim Saback

Tinha a patente de tenente e com esse título aqui chegou vindo de Salvador, para reestruturar o antigo Tiro de Guerra. Voltou a residir em Salvador, onde veio a falecer.  Um dos filhos, Paulo Saback, foi vereador na capital.

João Baptista Carneiro

Pai de João Durval Carneiro, avó do ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro e do ex-deputado Sergio Carneiro. Mesmo com grande votação não se reelegeu em 1950, porque seu partido, o PRP não atingiu o coeficiente eleitoral.

Renato Santos Silva

Antes de formar entre os vereadores eleitos   para a 1ª legislatura, teve seu nome cobiçado para ser o candidato a prefeito dos pessedistas. Seu filho, Angelo Mário (Arena), foi candidato a prefeito em 1976 e o genro Antônio Navarro (PTB), em 1988

Servilho Alves Carneiro

Eleito vereador com base no distrito de Bom Despacho, hoje Jaguara, foi naquela legislatura o vice-presidente da casa. Voltaria à câmara na quarta legislatura, mas como suplente.

*Adilson Simas, jornalista, atua em Feira de Santana.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110969 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]