Ex-presidente Lula pede à Justiça para comparecer a velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva; Membros do PT emitem nota de apoio

Arthur Araújo Lula da Silva nos braços do avô Luiz Inácio Lula da Silva e ao lado da avó Marisa Letícia, durante aniversário de 70 do ex-presidente, comemorando em 27 de outubro de 2015.
Arthur Araújo Lula da Silva nos braços do avô Luiz Inácio Lula da Silva e ao lado da avó Marisa Letícia, durante aniversário de 70 do ex-presidente, comemorando em 27 de outubro de 2015.
Arthur Araújo Lula da Silva nos braços do avô Luiz Inácio Lula da Silva e ao lado da avó Marisa Letícia, durante aniversário de 70 do ex-presidente, comemorando em 27 de outubro de 2015.
Arthur Araújo Lula da Silva nos braços do avô Luiz Inácio Lula da Silva e ao lado da avó Marisa Letícia, durante aniversário de 70 do ex-presidente, comemorando em 27 de outubro de 2015.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (01/03/2019) à Justiça Federal em Curitiba para deixar a prisão e comparecer ao velório do neto, Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que morreu vítima de meningite meningocócica, em Santo André (SP).

Na petição encaminhada à juíza Carolina Lebbos, os advogados do ex-presidente argumentaram que Lei de Execução Penal (LEP) prevê que presos possam deixar a prisão para comparecer ao velório de um parente próximo.

Lula está preso desde 07 de abril de 2018  por ter sua condenação no caso confirmada pelo Tribunal Regional Federal (4ª Região), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Em janeiro, Lula também pediu para deixar a prisão para comparecer ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, que morreu em decorrência de câncer no pulmão.  No entanto, o pedido foi negado pela  juíza Carolina Lebbos. A decisão foi confirmada pelo desembargador federal Leandro Paulsen, do TRF4, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, aceitou recurso da defesa e autorizou a saída de Lula. No entanto, o ex-presidente não aceitou as condições da decisão, que determinava que o encontro com os parentes deveria ocorrer em um quartel das Forças Armadas. Além disso, a liminar foi deferida quando o velório tinha começado.

Membros do PT emitem nota de apoio

O ex-presidente Lula passa por mais um momento de dor e tristeza. O seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, faleceu nesta sexta-feira (01/03/2019), vítima de meningite meningocócica. Filho de Sandro Luiz Lula da Silva e Marlene Araújo Lula da Silva, Arthur foi diversas vezes à Curitiba levar alegria, amor e carinho ao ex-presidente que se encontra preso injustamente. Essa tragédia que atinge a família Lula da Silva abalou a Bancada do Partido dos Trabalhadores que utilizou suas redes sociais para se solidarizar com o ex-presidente e sua família.

Os parlamentares do PT também exigem do Supremo Tribunal Federal (STF) o cumprimento dos direitos mínimos estabelecidos na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Segundo o artigo 120 da lei, os presos podem obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, em caso de morte de descendentes.

Veja o que disseram os parlamentares do PT

Paulo Pimenta (RS) – “Toda minha solidariedade à família do pequeno Arthur, filho da Marlene e do Sandro, neto do presidente Lula. Que Deus lhes dê força para superar essa dor”.

Gleisi Hoffmann (PR) – “Presidente Lula perdeu seu neto hoje. Que tristeza. Arthur tinha 7 anos e foi vítima de uma meningite. Força presidente, estamos do teu lado, sinta nosso abraço e solidariedade. Faremos de tudo para que você possa vê-lo. Força a família, aos pais Sandro e Marlene. Dia muito triste”.

Reginaldo Lopes (MG) – “Toda força e solidariedade ao presidente Lula e a toda família. Perder um neto deve ser inconformável. A Justiça brasileira será mais uma vez testada. Não podem impedir um avô de velar o neto!”

Natália Bonavides (RN) – “Que dor! Toda solidariedade, presidente Lula, pela perda do seu neto Arthur. Que a canalhice que aconteceu quando você perdeu seu irmão não se repita, e você tenha respeitado o direito sagrado de enterrar seu netinho”.

Bohn Gass (RS) – Querido companheiro Lula, receba minha solidariedade nesse momento de dor profunda. Que a Justiça brasileira, dessa vez, não seja desumana, injusta e cruel e permita que Lula possa velar seu neto”.

João Daniel (SE) – “Desejamos muita força ao nosso companheiro neste momento tão doloroso e aos pais do pequeno Arthur, Sandro e Marlene. Esperamos que, desta vez, a Justiça permita que Lula possa se despedir do seu neto Arthur e levar um abraço de conforto aos seus familiares”.

Margarida Salomão (MG) – Estes dias de dor parecem não ter fim. Com extrema tristeza tomamos notícia do falecimento de Arthur, neto do presidente Lula de parte de seu filho Sandro. À família, nossos sentimentos de solidariedade e nossas orações para que Deus os conforte”.

Professora Rosa Neide (MT) – “Que tristeza. Hoje faleceu Arthur, neto do presidente Lula. Lula foi proibido de ir ao enterro do irmão e do amigo. Deixá-lo se despedir do neto pela última vez é uma questão de humanidade. Meus sinceros sentimentos!”.

Erika Kokay (DF) – “Toda minha solidariedade à família Lula da Silva que hoje se despede do pequeno Arthur, neto de 7 anos do presidente Lula. Esperamos que a Justiça tenha a humanidade de libertar Lula para viver o luto ao lado dos seus familiares”.

Assis Carvalho (PI) – “Lamento profundamente! Deus dê ao avô Lula, aos pais e demais familiares a força para superar esse tempo tão doloroso”.

Henrique Fontana (RS) – “Toda minha solidariedade ao presidente Lula, que acaba de perder o neto. Que as boas memórias sejam um alento para toda família nesse momento tão triste. Força, companheiros!”

Força Lula

Rui Falcão (SP) – “Dia muito triste para o ex-presidente Lula. Morre seu neto, Arthur, vítima de meningite. Nesse momento de muita dor, transmito o meu abraço afetuoso e profundo sentimento de pesar à toda família. Força, Lula!”

Rogério Correia (MG) – “Minha solidariedade ao presidente Lula – preso político de Bolsonaro e Moro – que perdeu recentemente esposa, irmão e agora neto. Que dívida nosso país tem com seu maior líder de todos os tempos!”

Enio Verri (PR) – “Sentimentos ao ex-presidente Lula, que acaba de perder seu neto de 7 anos. Que a família encontre conforto neste momento de tanta dor. Força,

Zeca Dirceu (PR) – “Que dia triste. Meu Deus, meus mais sinceros sentimentos a família, a Marlene e ao Sandro. Saiba que faremos tudo que pudermos para que Lula possa ir ao enterro de seu neto, que é seu direito”.

Valmir Assunção (BA) – “Manifesto o meu pesar pelo precoce falecimento do menino Arthur Araújo Lula da Silva, neto do nosso presidente Lula. Perder um neto ainda criança é de uma dor enorme. Aos pais da criança, Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Lula da Silva e toda a família, força e resiliência”.

Alexandre Padilha (SP) – “Notícia terrível. Mais uma perda irreparável para o presidente Lula e para aqueles que como eu, convivem com a família”.

Carlos Zarattini (SP) – “Solidariedade à Lula e a sua família pela morte de seu neto de apenas 7 anos. Muita tristeza”.

Vicentinho (SP) – “Que Deus conforte imensamente a família e acolha o Arthurzinho, 7 anos, em sua plena graça”.

Pedro Uczai (SC) – Que tristeza. Nosso abraço solidário à Lula e seus familiares. Que a Justiça assegure o direito previsto em lei para que Lula possa se despedir de seu ente familiar”.

Maria do Rosário (RS) – Ministro Toffoli, por humanidade. A prisão ilegal e sem provas de Lula o impediu de conviver com as pessoas que ele está perdendo para sempre. Não há reparação possível para o que já fizeram a ele e sua família. Libertem”.

Alencar Braga Santana (SP) – “Nossos sentimentos ao presidente Lula e familiares pela passagem de seu neto Artur de 7 anos. Que triste. Que a lei seja respeitada e o espírito humano prevaleça permitindo que o presidente Lula possa despedir de seu neto”.

Jorge Solla (BA) – O nosso presidente Lula e sua família precisam de muita força e de muita oração. É uma tragédia muito dolorosa perder uma criança, um neto, um filho, de forma tão inesperada. É avassalador. Que as pessoas tenham mais humanidade e empatia em mais essa triste perda do presidente.

Airton Faleiro (PA) – Mais um baque para Lula, sua família e todos nós! Hoje faleceu Arthur, neto do presidente. Estamos todos consternados”.

Helder Salomão (ES) – “Mais um duro golpe na vida do presidente Lula. O falecimento de Arthur, seu neto. Meus mais sinceros sentimentos aos familiares e que a justiça não repita da maldade de impedir Lula de se despedir de seu ente”.

Zé Carlos (MA) – “É com imenso pesar que presto minha solidariedade ao nosso ex-presidente Lula, pelo falecimento de seu neto, Arthur Lula da Silva. Esperamos que dessa vez não seja negado a Lula o direito de ver seu neto pela última vez”.

Célio Moura (TO) – Artur é neto do nosso Lula que está preso político em Curitiba. Quanta dor, meu presidente, como nos revolta as injustiças. Toda solidariedade e amor à família Lula”.

Chega de dor

Marcon (RS) – “Quanta tristeza pode uma pessoa suportar? Chega de dor. Queremos liberdade para Lula! Seus algozes outra vez serão testados: mais uma injustiça será cometida, ou nosso presidente poderá ele comparecer ao enterro do próprio neto?”

José Guimarães (CE) – “Minha dor e minha solidariedade ao presidente Lula e sua família.”

Waldenor Pereira (BA) – “Meus sentimentos ao presidente Lula e toda sua família pelo falecimento do pequeno Arthur. Que desta vez seja concedido a Lula o seu direito de velar e enterrar o seu neto. Basta de injustiça e dor!”

Leonardo Monteiro (MG) – “Grande tristeza pelo pequeno Arthur e toda a família do nosso querido presidente Lula! Nossa solidariedade nesse momento de tanta dor”.

Carlos Veras (PE) – “Nossos sentimentos ao presidente Lula, que acaba de perder seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos de idade. Sem palavras”.

Padre João (MG) – “Todo apoio ao nosso companheiro e sua família. Esperamos que a justiça seja feita e que liberem o nosso companheiro a tempo de se despedir do seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva”.

Beto Faro (PA) – “Lula meus sentimentos. Que Deus conforte sua família nesse momento de dor. Muito triste!”.

Paulo Teixeira (SP) – “Meus sentimentos ao presidente Lula pelo falecimento do seu neto Arthur. Igualmente, meus sentimentos aos pais do Arthur, Marlene e Sandro. Esperamos que a justiça conceda o direito consolidado há séculos na humanidade, para que Lula possa enterrar seu neto”.

Zé Neto (BA) – “Profunda e dolorosa perda para o nosso presidente Lula o falecimento do seu neto Arthur. Que Deus ilumine o caminho de Arthur, que será mais uma estrela a brilhar na outra etapa da existência, e que conforte nosso companheiro e sua família!”

Nota do Partido dos Trabalhadores pela morte de Arthur, neto de Lula

O Partido dos Trabalhadores está solidário com o presidente Lula e sua família, neste momento de dor em que ele perdeu, de forma dramática, o querido neto Arthur, de apenas 7 anos. É mais uma tragédia pessoal que o atinge, em meio à perseguição política e à farsa judicial de que ele é vítima.

A dor de Lula é compartilhada por cada militante do PT e pelos milhões de brasileiros que o reconhecem como o presidente que mais combateu a fome e a mortalidade infantil, com programas sociais, de saúde e geração de renda. O presidente que defendeu a vida e um futuro melhor para nossas crianças.

Lula não merece estar preso, porque provou sua inocência diante de todas as acusações falsas que lhe fizeram. Lula tem o direito de compartilhar com seus familiares, o filho Sandro e a nora Marlene, o luto pela morte do pequeno Arthur.

Muita força, companheiro Lula. Que Deus o abençoe.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115048 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.