Em 68 dias de governo, presidente Jair Bolsonaro deu 82 declarações falsas ou distorcidas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Presidente Jair Bolsonaro é reconhecido como 'Rei do Fake News'.
Presidente Jair Bolsonaro é reconhecido como 'Rei do Fake News'.
Presidente Jair Bolsonaro é reconhecido como 'Rei do Fake News'.
Presidente Jair Bolsonaro é reconhecido como ‘Rei do Fake News’.

Nesta segunda-feira (11/03/2019), um dia depois de Jair Bolsonaro divulgar mais uma fake news em suas redes sociais, desta vez sobre o áudio vazado de uma jornalista do Estadão, a agência de checagem Aos Fatos divulgou um levantamento que constata o alto grau de divulgação de informações falsas por parte do presidente.

De acordo com o estudo, em 68 dias de governo, Bolsonaro deu 82 declarações falsas ou distorcidas. Ao todo, de acordo com a agência, foram 149 declarações “passíveis de checagem”. A média de informações falsas ou com algum grau de erro disseminadas pelo capitão da reserva é de 1,4 por dia.

A agência informa ainda que os temas mais frequentes de fake news do presidente são economia, ideologia, ou o que Bolsonaro chama de “viés ideológico” e declarações a respeito de nomeações para a equipe de governo.

O levantamento tem como inspiração uma iniciativa do jornal estadunidense Washington Post, que mantém uma coluna de checagem sobre as declarações do presidente Donald Trump.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123236 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.