Educação Católica: Congresso debate ensino do Papa Francisco

Cartaz anuncia 5º Congresso Nacional de Educação da ANEC.
Cartaz anuncia 5º Congresso Nacional de Educação da ANEC.
Cartaz anuncia 5º Congresso Nacional de Educação da ANEC.
Cartaz anuncia 5º Congresso Nacional de Educação da ANEC.

“Somente mudando a educação é possível mudar o mundo”. Esse e outros ensinamentos têm sido disseminados pelo Papa Francisco, diante de uma sociedade na qual a Igreja tenta se adequar às novas tecnologias e ao mesmo tempo reafirmar seus valores. Seguindo os passos da santidade, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (www.anec.org.br) ajuda a modernizar os princípios cristãos no ensino dos jovens brasileiros e discute “inovação, sustentabilidade e o humanismo solidário” em seu 5º congresso.

O evento, realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2019 em Cuiabá (MT), visa o diálogo com as diferentes religiões. “Conversamos com as diversas culturas e respeitamos as manifestações sociais de cada uma. Nosso objetivo é apresentar uma proposta educativa que mantém a esperança no ser humano, na comunidade e na utopia de um mundo acolhedor”, comenta Paulo Fossatti, presidente da ANEC.

O encontro é um grande espaço de network e troca de experiências, voltado a professores, diretores e estudantes de todo o Brasil. Na programação estão inclusas palestras magnas de diversos assuntos como a educação transdisciplinar e a cultura maker, apresentações artísticas e de cases, mesas redondas sobre tecnologias emergentes e minicursos sobre os temas principais do evento.

A ANEC atua em todo o país, promovendo o treinamento de magistrados para uma pedagogia pautada na liberdade, na pesquisa científica e nos Direitos Humanos. “No século XXI não podemos abrir mão das ferramentas tecnológicas facilitadoras dos processos de aprendizagem, elas são nossas aliadas. Romper os paradigmas e investir em novos métodos como sala de aula invertida, inteligência artificial e trabalho colaborativo é o caminho para implementar um ensino cristão inovador”, diz o presidente da Associação.

Alinhada com as concepções de formação do Papa Francisco, as quais se pautam na união do sistema educacional e das diferentes etnias, a ANEC integra os processos educativos em uma proposta pedagógica para formar cidadãos com um projeto de vida. Assim, preocupa-se com a excelência não apenas acadêmica, mas humana e solidária.

Agenda

O que: V Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC

Quando: 25 a 27 de março de 2019

Onde: Centro de Eventos Pantanal – Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, Jardim Santa Marta, Cuiabá (MT).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]