Deputado Nelson Leal é anfitrião na ALBA da posse de Rafson Ximenes como Defensor Público Geral da Bahia

Solenidade de posse de Rafson Ximenes como Defensor Público Geral, em 12 de março de 2019.
Solenidade de posse de Rafson Ximenes como Defensor Público Geral.
Solenidade de posse de Rafson Ximenes como Defensor Público Geral, em 12 de março de 2019.
Solenidade de posse de Rafson Ximenes como Defensor Público Geral.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado estadual Nelson Leal, foi o anfitrião da posse hoje (12/03/2019) do novo defensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, em ato registrado em Sessão Solene no auditório jornalista Jorge Calmon. Depois de integrar a lista tríplice e ser nomeado pelo governador Rui Costa (PT), Ximenes assume o comando da Defensoria Pública baiana para o biênio 2019-2021. Ele será o sucessor de Clériston Cavalcante de Macêdo, de quem foi subdefensor público geral, e atuou na ampliação do número de comarcas alcançadas pela DPE.

“Com Clériston, a Defensoria Pública ampliou a sua atuação de 22 para 35 comarcas, e nomeou 75 novos defensores. Rafson Ximenes terá a missão de multiplicar ainda mais este número, já ‘herdando’ a inauguração e a designação de defensores públicos em Ribeira do Pombal, Cruz das Almas e Bom Jesus da Lapa, que já estão prontas. Pela competência, dedicação e amor à Defensoria, tenho certeza que Ximenes fará uma excelente gestão. A Defensoria Pública da Bahia exerce um papel fundamental, e inclusivo, de garantir o direito para quem mais precisa e menos tem”, destacou Nelson Leal.

Experiência

Com 11 anos de atuação na Defensoria da Bahia, subdefensor público geral na gestão de Clériston Cavalcante, Rafson Ximenes, 38 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Durante este tempo como defensor público, trabalhou nas comarcas de Itabuna, Jequié e Salvador e tem experiência nas áreas Penal, Execução Penal, Cível, Família, Fazenda Pública, Relações de Consumo, Registros Públicos, Direitos Humanos e Curadoria.

Ximenes é o idealizador do Sistema de Planejamento de Expansão – Siped da Defensoria da Bahia, que analisa dados objetivos como a quantidade da população em situação de pobreza, de juízes, de unidades prisionais e unidades de acolhimento nas comarcas para auxiliar a instituição baiana a identificar as cidades que mais necessitam de defensores públicos. É também um dos responsáveis pelo Plano de Expansão da Defensoria.

Deputado Nelson leal, presidente da Alba; Rafson Ximenes, Defensor Público Geral; João Leão, vice-governador da Bahia e membros da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE Bahia), em 12 de março de 2019.
Deputado Nelson leal, presidente da Alba; Rafson Ximenes, Defensor Público Geral; João Leão, vice-governador da Bahia e membros da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE Bahia).
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120630 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.