

Quem passar no sábado (30/03/2019), das 9h às 12h, no Jardim de Alah, bairro do Costa Azul, em Salvador, irá encontrar uma Feira de Adoção Animal. Pelo sétimo ano consecutivo, o deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA), realiza uma ação para marcar o Dia Nacional dos Animais, celebrado todos os anos no dia 14 de março. Ele foi o primeiro parlamentar a fazer uma ação semelhante antes em uma Casa Legislativa do Brasil. Diante da repercussão das mobilizações anteriores, o republicano levará o tema para a comunidade soteropolitana como forma de informar todos que transitarem pela localidade, sobre o gesto de amor e proteção aos animais abandonados da capital baiana, que já totaliza em 100 mil.
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,13% das casas brasileiras têm ao menos um cão em residência, ou seja, a população de cachorros nas casas totaliza 52,2 milhões. Ainda assim, existem cerca de 20 milhões de animais, entre cães e gatos, habitando nas ruas das grandes metrópoles, como exemplifica a Organização Mundial de Saúde (OMS). Atento a essa situação, o parlamentar, idealizou o Projeto de Lei 20444/2013, que obriga o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente em todo o Estado, além de ser o criador da Indicação para a construção de um Hospital Público Veterinário na Bahia.
Para José de Arimateia, defensor assíduo dos animais na Bahia, a data representa uma esperança na perspectiva de gerar uma maior sensibilidade e consciência em relação as responsabilidades dos seres humanos com os animais, especialmente aos que vivem desamparados por parte do Poder Público. “Quero aqui salientar que adotar é um gesto importantíssimo, porque diminui de forma significativa os índices de abandono e representaria avanços na Saúde Pública. É fundamental pensar na posse responsável de cães e gatos, pois são seres vivos que merecem amor e respeito”, advertiu Arimateia.
A Feira de Adoção Animal será realizada em parceria com a Organização Não Governamental (ONG), “Pegadas de Amor” e pretende reunir cerca de 15 cães e gatos, com o objetivo de proporcionar um lar para eles.