Cuidados para evitar lesões durante o Carnaval

Cena da edição 2019 do Carnaval Acústico de Salvador.
Cena da edição 2019 do Carnaval Acústico de Salvador.
Cena da edição 2019 do Carnaval Acústico de Salvador.
Cena da edição 2019 do Carnaval Acústico de Salvador.

É Carnaval em Salvador; turistas e baianos já botaram o bloco na rua, aproveitando as atrações que fazem a festa antes da abertura oficial do reinado de momo. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com os pés, joelhos, quadril e coluna, para evitar danos à saúde. E haja energia para pular, dançar e caminhar muito.

Especialistas da Central Nacional Unimed alertam que tanto os foliões quanto as pessoas que trabalham durante Carnaval e eventos carnavalescos devem ficar atentos, protegendo os pés, a coluna e as articulações.

É preciso ter atenção redobrada na hora de escolher o calçado, evitando chinelos e sandálias rasteirinhas. “Eles não protegem os pés das irregularidades do solo e não têm o amortecimento necessário, para diminuir a sobrecarga articular ascendente”, a dica é do fisioterapeuta Bruno Moitinho, da clínica de Atenção Integral à Saúde da Central Nacional Unimed em Salvador.

O melhor é não usar salto alto, nem mesmo os do tipo plataforma, para evitar torções nos joelhos e tornozelos. “Um passo em falso, em um salto alto, pode gerar uma lesão no tornozelo, por exemplo”, alerta o fisioterapeuta.

Além disso, vale lembrar que permanecer longos períodos em pé, caminhando e dançando de salto alto, exige muito da musculatura e da articulação do joelho e do quadril. Para quem vai curtir o Carnaval na praia, todo cuidado é pouco com a areia fofa. “Irregular ela pode causar quedas e torções, além de exigir muito do joelho, quadril e do coração”, ressalta o especialista.

Atrás do trio elétrico

Para os foliões que vão brincar em blocos e terão de pular e dançar atrás do trio elétrico durante horas, a dica é fazer uma preparação muscular prévia, para que os joelhos e quadris suportem tamanha exigência.

“A preparação física prévia é fundamental, assim como o cuidado com pisos irregulares e escorregadios, para evitar quedas e torções”, enfatiza Bruno Moitinho.

Os foliões e também quem trabalha durante a folia momesca devem controlar e respeitar seus limites, cuidando do corpo e da mente. “Afinal após o Carnaval, a vida segue seu fluxo e os cuidados com a saúde são importantes em todas as épocas do ano”, ensina o especialista.

Dicas para quem vai brincar

Escolha o calçado adequado, tênis ou calçados ortopédicos.

 Prefira meias confortáveis e leves; as de algodão são as melhores porque absorvem suor e protegem o pé de fungos e bactérias.

 Também preste atenção ao elástico da meia, que não deve apertar os pés ou as pernas.

 Prepare sua musculatura, principalmente coluna, abdômen, quadril e joelhos.

 Corte as unhas retinhas e não muito curtas, se a unha estiver encravada, recorra a um profissional especializado, antes da folia, para não piorar o quadro (uma unha dolorida muda a biomecânica da pisada e sobrecarrega até a coluna).

 Limpe e proteja os pés. Para quem transpira muito, é recomendado se valer de antissépticos e caprichar na higienização dos sapatos (fechados ou abertos).

 Não use o mesmo sapato em todos os dias de festa e deixe-os ao sol sempre que possível, depois de higienizá-los.

Para quem vai trabalhar

 Todos os cuidados anteriores

 O descanso, assim como o preparo físico é fundamental para suportar a longa e intensa jornada de trabalho.

Central Nacional Unimed

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]