Ampla programação marca Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo em Feira de Santana

Comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa.
Comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa.
Comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa.
Comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa.

O picadeiro e a coxia viraram um só elemento e o único som que ecoava era a gargalhada das crianças que tomaram conta do Teatro Margarida Ribeiro e da praça CEU/Cidade Nova, em Feira de Santana durante todo o dia desta quarta-feira (27/03/2019).

Em virtude da comemoração do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa, promoveu uma manhã de descontração para a comunidade e Escola Municipal Monteiro Lobato, que fica ao lado do Teatro Margarida Ribeiro.

“Hoje nós comemoramos as artes cênicas. É o teatro e o circo juntos nesse dia especial e a Fundação junto a Prefeitura que como sempre valorizando a arte e disseminando-a de um jeito que não poderia deixar essa data passar em branco”, conta Luluda Barreto, diretora de artes cênicas.

A Escola foi público ativo na apresentação da Companhia de Teatro Cia de Arte Teatro Mágico, que levou o prazer da leitura e de viajar em um mundo de fantasia para o palco do teatro.

Mas a união do circo e do teatro veio no espetáculo Aprendizes de Picadeiro da Cia Cuca de Teatro. Foi riso, susto, música e claro, muita palhaçada, uma mistura que tirou a criançada da Escola Municipal Olga Noêmia das cadeiras interagindo com os atores em quase toda a peça.

“A gente fica muito feliz em trazer mais uma vez para a realidade da escola pública municipal essa interatividade, esse acesso ao teatro. Hoje como é essa data mágica passamos pra essa criançada aqui da comunidade da escola e as crianças que fazem as atividades aqui da praça um entendimento dessa relação entre circo e o público. Foi muito valoroso e positiva essa ação de hoje”, explica Lay Ribeiro coordenadora do CEU Cidade Nova.

A Comemoração do Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 e a ocasião foi marcada pela inauguração do Teatro das Nações, em Paris, no dia 27 de março daquele ano. Já o dia do circo foi escolhido em homenagem ao famoso palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu em 27 de março de 1897.

Até hoje essa data é celebrada ao redor do mundo e é um dos dias mais especial para atores e produtores culturais, como explica a coordenadora da Companhia Cia Cuca de teatro, Elizete Destéfani.

“É a realização plena para quem faz teatro e para a gente também que dissemina a arte do circo aqui em Feira de Santana. Isso porque a gente entende e sabe que o dia de hoje tantas pessoas no mundo inteiro estão comemorando essa data, então é como se estivéssemos todos juntos fazendo essa apresentação. Porque a energia que a gente trouxe para essas crianças é energia que com certeza está aí vibrando no brasil inteiro, no mundo inteiro”, exclama.

A comemoração se estendeu até a noite e voltou ao palco do Teatro Margarida Ribeiro para finalizar em grande estilo e com direito a aplausos de pé, o espetáculo “As Viuvinhas” do Grupo de Teatro Eureka.

Todas as apresentações foram uma iniciativa do governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Egberto Costa, de forma gratuita para a comunidade feirense.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.