

Em moção de congratulações e aplausos, o deputado José de Arimateia (PRB) saudou o mês de março como sendo especial para a saúde da população baiana, pois marca a passagem dos 40 anos de fundação de uma das principais instituições médicas do estado, o Hospital Geral Roberto Santos.
Oficialmente, reconhecido como um Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia, o hospital foi inaugurado em 5 de março de 1979 e hoje é a maior unidade pública de saúde da Bahia em atendimento de média e alta complexidade.
O Roberto Santos possui 640 leitos e se constitui numa unidade de ensino certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. “É um grande centro de formação de profissionais de saúde em praticamente todas as áreas, desde a graduação até a residência médica e multiprofissional”, sublinha o deputado, lembrando que o hospital é, também, referência nos serviços de emergência, hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, cirurgia vascular e maternidade de alto risco, entre outras especialidades médicas.
A unidade está estruturada para assistência a vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e para enfermidades decorrentes da AIDS. Possui serviço de atenção domiciliar e serviços de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para o pronto atendimento. A instituição acolhe, também dentro de sua estrutura, o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), o Banco de Olhos da Bahia e a Central Estadual de Transplantes.
“Como cidadão, deputado, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia e membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, quero demonstrar o meu profundo respeito e admiração pelo louvável trabalho desenvolvido pelo Hospital Geral Roberto Santos”, declarou Arimateia na moção.