Violação do processo legislativo é observado no Senado Federal; Secretário-geral é exonerado do cargo; Medida objetiva favorecer grupo do Governo Bolsonaro

David Samuel Alcolumbre Tobelem.
Senador Davi Alcolumbre interfere no regimento interno do Senado para favorecer eleição de candidato apoiado pelo grupo político do Governo Bolsonaro.
David Samuel Alcolumbre Tobelem.
Senador Davi Alcolumbre interfere no regimento interno do Senado para favorecer eleição de candidato apoiado pelo grupo político do Governo Bolsonaro.

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que exerce interinamente a presidência do Senado e comandará a reunião preparatória para a posse dos 54 novos senadores hoje (01/02/2019) às 15h, exonerou do cargo o secretário-geral da Mesa Diretora, Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho. A decisão ocorre após a Secretaria-geral da Mesa ter publicado edital com os roteiros das reuniões preparatórias para a posse dos parlamentares e para a eleição do presidente do Senado.

Conforme o edital, caberia ao senador José Maranhão (MDB-PB), nome mais idoso na Casa, presidir os trabalhos nesta sexta-feira.

Membro remanescente da antiga Mesa Diretora, até dezembro presidida pelo ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), Davi Alcolumbre entende que cabe a ele o papel.

Acolumbre, que é correligionário do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, é um dos nove pré-candidatos à Presidência do Senado. Há expectativa que, caso ele assuma a direção dos trabalhos, atenda questão de ordem que adota o voto aberto na eleição do novo presidente, conforme tratado em reunião ontem à tarde entre oito pré-candidatos.

Conforme o Artigo nº 60 do Regimento Interno do Senado, a eleição dos membros da Mesa será feita em escrutínio secreto, exigida maioria de votos, presente a maioria da composição do Senado e assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]