Sessão Cientifica do SAMU de Feira de Santana orienta profissionais e estudantes sobre socorro às vítimas de queimaduras

Para capacitar profissionais e estudantes da área de saúde sobre este tipo de atendimento, a Sessão Cientifica do SAMU trouxe como palestrante o médico Rinaldo Barros.
Para capacitar profissionais e estudantes da área de saúde sobre este tipo de atendimento, a Sessão Cientifica do SAMU trouxe como palestrante o médico Rinaldo Barros.

O paciente envolvido em acidentes como explosões, confinamento e incêndio, que apresenta queimaduras e lesões de outros tipos, precisa de alguns cuidados especiais. Para capacitar profissionais e estudantes da área de saúde sobre este tipo de atendimento, a Sessão Cientifica do SAMU trouxe como palestrante o médico Rinaldo Barros nesta quinta-feira (21/02/2019).

De acordo com o especialista, esse tipo de paciente politraumatizado grande queimado precisa de um olhar especial por correr risco de desenvolver uma gravidade maior, devido a quantidade de fogo e área corpórea destruída. O médico ressalta que existem três cuidados imediatos a serem tomados pelos profissionais de saúde, são esses: controlar a via aérea, interromper o processo de queimadura e garantir um acesso venoso para restaurar a volemia do paciente.

“Às vezes mesmo após a retirada da pessoa do local de acidente, ela continua sendo vítima da queimadura pelas roupas, joias ou coisas que ficam aderidas no corpo”, relata.

Outro alerta feito pelo médico Rinaldo Barros é sobre os riscos que a população pode correr ao tentar socorrer a vítima. Ele lembra do perigo de intoxicação por inalação e as consequências danosas que podem ser causadas pelo ar inspirado. Além disso, há também o cuidado com a vítima, atitudes como jogar água fria e colocar compressas geladas não devem ser tomadas.

“A água corrente geralmente é válida, só não pode jogar água fria e nem colocar compressas frias a fim de ajudar a pessoa, pois a coisa gelada pode prejudicar a vítima baixando muito a temperatura do corpo e causar um falecimento rápido”, ressalta.

A Sessão Cientifica acontece uma vez ao mês com temas da área de urgência e emergência. O evento é aberto e contou com a participação de estudantes, profissionais de saúde, bombeiros civis e alguns radioamadores do município.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]