Salvador: Mercado Modelo completa 107 anos

Vista aérea do Mercado Modelo de Salvador.
Vista aérea do Mercado Modelo de Salvador.
Vista aérea do Mercado Modelo de Salvador.
Vista aérea do Mercado Modelo de Salvador.

Não é só Iemanjá que receberá felicitações neste sábado (02/02/2019) em Salvador. Quem também ganhará presentes é o Mercado Modelo, ponto turístico localizado no tradicional bairro do Comércio. Por lá, já foi combinado que vai ter missa, procissão, para agradecer e pedir, mas também terá tempo para um “sambão” para os convidados. O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Vinícius Passos, estará presente no evento, que tem início às 9h.

Desde 2016, o mercado é administrado pela Semop, que realizou uma série de melhorias no espaço para proporcionar mais conforto e segurança para as centenas de pessoas que passam por lá. “Os comerciantes estão satisfeitos com o trabalho feito pela Semop, as coisas estão evoluindo. O mercado está cada vez melhor para receber os visitantes”, afirma o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), Nelson Tupiniquim.

A programação para o aniversário começa com uma missa na área onde são praticados os jogos de capoeira, ao fundo do mercado. Após a cerimônia, será realizada uma procissão que passará pelo entorno e por dentro do local. Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que sobreviveu a um incêndio no prédio em 1984, será colocada no corredor principal.

Após a primeira parte de fé da festa, surge a celebração profana para o aniversariante do dia. Serão distribuídos bolos e acarajés para os visitantes, além de um samba com direito a muita música e alegria em homenagem mercado. Na ocasião, será lançada a música “Mercado Modelo”, produzida pelos comerciantes em parceria com artistas locais.

“Amanhã é dia de comemorar um dos importantes símbolos da nossa história e da nossa cultura, hoje visitado por cerca de 80% dos turistas que vêm a Salvador. Um mercado que surgiu para ser um centro de abastecimento na Cidade Baixa, com localização privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, hoje é patrimônio centenário tombado pelo Iphan. Cabe a nós, responsáveis por sua gestão, cuidar e preservar para que o mercado possa ser visto e apreciado por muitos e muitos anos”, afirma o titular da Semop, Marcus Passos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9607 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).